As agências da Caixa Econômica Federal voltaram a registrar filas extensas nesta sexta-feira (17), dia de pagamento para beneficiários do Bolsa-Família e do auxílio emergencial de R$ 600. Ao todo, 3.318.054 pessoas receberão um dos dois benefícios.
Em pelo menos dois pontos da Serra, em Jardim Limoeiro e Laranjeiras, as agências da Caixa registraram filas que viraram a esquina.
No caso do Bolsa Família, o pagamento é destinado aos beneficiários cujo último digito do Número de Identificação Social – NIS – é igual a 2.
Já no caso do auxílio emergencial – para as pessoas nascidas em setembro, outubro, novembro e dezembro (inscritas no Cadastro Único que não recebem Bolsa Família) – o pagamento é feito na conta poupança digital da Caixa, aberta pelo banco para cada beneficiário. Mesmo assim, muitas pessoas foram até as agências para tirar dúvidas ou regularizar o CPF.
O saque do auxílio emergencial em dinheiro começará apenas no próximo dia 27, para os nascidos em janeiro e fevereiro; no dia 28 para os nascidos em março e abril; dia 29 para os nascidos em maio e junho e no dia 30 para os nascidos em julho e agosto. Em maio, será a vez de os nascidos em setembro e outubro sacar o benefício no dia 4; e os nascidos em novembro e dezembro, no dia 5.
O dinheiro poderá ser retirado sem a necessidade de cartão em casas lotéricas, caso elas estejam abertas, e em caixas eletrônicos.
FONTE:tribunaonline.com.br