19.9 C
Marataizes
quinta-feira, junho 19, 2025
quinta-feira 19 de junho de 2025
Slideshow de ImagensSlideshow de Imagens
spot_img
CidadesMarataízesAdrianinha: a Professora e ativista que luta por um futuro melhor em...

Adrianinha: a Professora e ativista que luta por um futuro melhor em Marataízes

Por Fabiano Peixoto

Adriana Paula Viana Alves, conhecida como Professora Adrianinha, é candidata a vereadora no município de Marataízes pelo Partido Podemos. Natural de Itapemirim e residente no bairro Filemon Tenório, em Marataízes, Adrianinha tem uma trajetória marcada pela superação e pelo compromisso com a educação e a justiça social. Filha de Iara Mara Viana Alves, mais conhecida como Mara Enfermeira, foi criada por seus avós e, desde cedo, trabalhou como empregada doméstica, vendedora e babá, antes de ingressar no magistério.

Com 38 anos de experiência como educadora, Professora Adrianinha é formada em magistério, graduada em pedagogia, e possui especializações em supervisão escolar, pedagogia empresarial, psicopedagogia, e mediação em educação a distância. Atualmente, é Mestre em Educação e professora efetiva na Prefeitura Municipal de Marataízes, além de especialista em educação efetiva na Secretaria Municipal de Educação de Itapemirim. Durante sua carreira, destacou-se pela atuação como secretária de educação de Itapemirim, onde desenvolveu um trabalho reconhecido pela comunidade. Hoje, ocupa o cargo de diretora-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itapemirim (SINDSERV).

Adrianinha sempre teve um perfil politizado e, motivada pelo desejo de lutar por igualdade e equidade, decidiu entrar na política. Seu ativismo começou em 1996, inspirado por seu primo José Rubens Brumana, quando se tornou conselheira fiscal da Associação de Moradores e Amigos da Barra do Itapemirim (AMOBARRA). Desde então, participou de diversas instituições, sempre comprometida com as causas sociais e com a valorização da cultura e história locais. Atualmente, é integrante do Núcleo de Marataízes do Coletivo de Fortalecimento e Empoderamento da População Negra do Estado do Espírito Santo (FEPNES), do Coletivo das Mulheres de Marataízes e do Instituto Mulheres no Poder (IMP), além de atuar em diversas outras entidades culturais e sociais.

No cenário político, Adrianinha é filiada ao partido PODEMOS há seis anos e, na eleição de 2020, foi a mulher mais votada de seu partido em Marataízes, obtendo 137 votos. Retorna agora à disputa eleitoral como presidente do Podemos Mulher do município, reafirmando seu compromisso com uma política inclusiva e democrática, que luta por todos sem discriminação.

Entre suas principais bandeiras de luta estão:

– Educação: Valorização dos profissionais e garantia de seus direitos, além de assegurar o ensino para todas as etapas e modalidades e fiscalizar o cumprimento do Plano Municipal de Educação.
– Diversidade, Direitos Humanos e Cidadania: Defesa dos direitos das mulheres, idosos e pessoas com deficiência.
– Proteção aos Animais: Criação de um centro de zoonoses e aplicação das leis contra maus-tratos.
– Turismo Sustentável: Promoção do turismo como atividade sustentável no município.
– História e Cultura: Valorização da diversidade cultural e preservação do patrimônio material e imaterial.
– Agricultura: Apoio às atividades agrícolas e pesqueiras.
– Saúde: Implementação de políticas públicas para saúde mental e física.
– Geração de Empregos: Incentivos fiscais para empresas e qualificação da população.
– Segurança: Melhoria dos recursos e equipamentos e capacitação dos profissionais de segurança.
– Esporte: Implementação de programas esportivos nas escolas e incentivo aos atletas.
– Meio Ambiente: Revitalização, preservação, reciclagem e reflorestamento.

Professora Adrianinha acredita que está preparada para representar a população de Marataízes na Câmara Municipal e ser uma referência para que mais mulheres participem da política. Ela propõe um gabinete itinerante, visando uma escuta ativa dos munícipes e a formulação de estratégias eficazes para atender as demandas da população, com base em seriedade, competência, ética e transparência. Para Adrianinha, lugar de mulher é na política, e ela está pronta para ocupar esse espaço.

Acompanhe professora Adrianinha nas redes sociais @professoraadrianinhaa

Confira Também