Costurando Sonhos e Doces Sabores. Esses foram os núcleos de produção de confecção e alimentação que o Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas (Aderes), inaugurou na noite dessa quarta-feira (09), no bairro Jesus de Nazareth, em Vitória
Os núcleos têm o objetivo de assistir moradores da região com capacitações voltadas ao empreendedorismo, além de oferecer o espaço para que possam produzir e gerar renda. Estão contemplados na nova sede do Instituto de Apoio Cultural e Social e Empreendedorismo as Comunidades do Espírito Santo Maria Helena, conhecido como Instituto Mão na Massa, que também foi inaugurado.
Estavam presentes na solenidade de abertura a vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes, o diretor-presidente da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho, o subsecretário de Estado do Trabalho, Odmar Péricles Nascimento, a presidente do instituto Mão na Massa, Fernanda Pereira, entre outras autoridades e gestores públicos.
De acordo com o diretor-presidente da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho, nestes dois Núcleos de Produção de Jesus de Nazareth serão capacitados e atendidos 200 moradores do bairro, a maioria mulheres. Para isso, foi feito um investimento da ordem de R$ 110 mil, com a aquisição de equipamentos, contratação de instrutores, compra de insumos e pagamentos de despesas durante a execução do projeto. Além disso, também foi entregue um kit escritório com mesa, cadeira, computador e impressora.
“Estas são importantes entregas do Governo do Estado, que buscam fortalecer e criar mais oportunidades para a população de Jesus de Nazareth e do município de Vitória, além de fortalecer e incentivar os pequenos negócios do bairro e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, ressaltou o diretor-presidente da Aderes.
A vice-governadora, Jacqueline Moraes, ressaltou que o trabalho do Instituto Mão na Massa, visa à promoção social, buscando transformar positivamente a realidade das comunidades, como é o caso do bairro Jesus de Nazaré. “De fato, o Instituto Mão na Massa oferece uma terceira via para os moradores que se veem excluídos das oportunidades, tanto na área social quanto esportiva e mesmo relacionadas ao mercado de trabalho. É para isso que estamos aqui, fortalecendo e oferecendo o suporte do Estado para garantir os direitos e para trabalhar e transformar a vida das pessoas da comunidade”, disse.
Para o gerente de Micro e Pequena Empresa da Aderes, Paulo dos Santos Barbosa, o núcleo de produção é mais um projeto da autarquia voltado ao pequeno negócio. “O núcleo de produção é um equipamento público que atua nas mais diversas áreas, como alimentação, beleza, confecção e produção audiovisual, com a finalidade de atender os empreendedores e os futuros empreendedores do Estado do Espírito Santo”, acrescentou.
“Estou dando continuidade ao legado deixado por minha mãe, Maria Helena. É a realização de um sonho”, disse a presidente do Insittuto Mão Massa, Fernanda Pereira.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Aderes
Débora Pedroza
3636-8565
debora.pedroza@aderes.es.gov.br