24.8 C
Marataizes
quinta-feira, julho 4, 2024
24.8 C
Marataizes
quinta-feira, 4 julho 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasAssembleia Legislativa ESAções contra "novo cangaço" serão debatidas - Notícias da ALES

Ações contra “novo cangaço” serão debatidas – Notícias da ALES

A modalidade de crime conhecida como “novo cangaço” será o tema da Comissão de Segurança na próxima semana. O colegiado se reúne na terça-feira (18), às 10 horas, no Plenário Dirceu Cardoso, sob o comando do deputado Delegado Danilo Bahiense (PL). 

Nos últimos anos, esse tipo de ação foi registrado em diversos estados do Brasil e, em 2022, chegou ao Espírito Santo. O município de Santa Leopoldina, com 15 mil habitantes, foi vítima dos bandidos, que arrombaram três bancos usando explosivos para cometer o roubo.

O “novo cangaço” se caracteriza pela atuação de criminosos com armamentos pesados em municípios pequenos, onde as forças de forças de segurança levam desvantagem numérica. A Comissão de Segurança demonstra preocupação com esse tipo de ocorrência.

“É importante que fiquemos atentos a essas ameaças. No ano passado, em Santa Leopoldina, tivemos um lamentável caso que aterrorizou a cidade. As nossas forças de segurança conseguiram neutralizar os criminosos que atacaram os bancos, mas é preciso trabalhar com prevenção”, destaca Bahiense.  

“É garantir que as cidades menores tenham efetivo decente de policiais, que haja o monitoramento devido das divisas e que haja a realização de um trabalho pelos Executivos municipais para reduzir essas possibilidades de ações dos bandidos”, afirma o presidente do colegiado.

Para debater o assunto, foram convidados representantes da segurança pública, como o Sindicato dos Policiais Civis (Simes). O presidente da entidade, Aloísio Duboc Fajardo, avalia que é importante a polícia estar sempre à frente da criminalidade, por isso defende investimentos em ações de inteligência.

Para inibir  casos do “novo cangaço”, ele propõe também iniciativas como o aumento do efetivo das polícias Civil e Militar – uma vez que os criminosos se aproveitam dessa desvantagem – bem como investimentos na qualificação dos profissionais e em equipamentos mais modernos.

Educação

O secretário estadual de Educação, Vitor de Ângelo, é o convidado do colegiado que versa sobre o tema, na quarta (19), às 14 horas, no Plenário Judith Leão Castello Ribeiro. Na reunião, ele vai abordar o Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil no Espírito Santo (Funpaes). 

Cultura

A Comissão de Cultura recebe na terça (18), às 9 horas, no Plenário Judith Leão Castello Ribeiro, outro secretário de Estado. Dessa vez é o chefe da pasta de Cultura, Fabrício Noronha, que vem discutir, ao lado do historiador e diretor escolar Wallace Bonicenha, a realidade dos patrimônios históricos do centro da capital.  

Frentes parlamentares

Às 19 horas da quarta (19), o auditório do Sebrae, Enseada do Suá, será palco do lançamento da Frente Parlamentar de Apoio ao Comércio, Serviço e Indústria e da Frente Parlamentar de Desenvolvimento Econômico e Social do Noroeste ES. Ambos os colegiados são presididos pelo deputado Mazinho dos Anjos (PSDB).

Terça (18)

Comissão de Segurança discutirá com entidades medidas para prevenir essa modalidade de crime, que ocorre sobretudo em cidades pequenas

Ações contra “novo cangaço” serão debatidas

Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES

Ações contra “novo cangaço” serão debatidas

Confira Também

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.