O sistema previdenciário brasileiro. O que é o Regime Próprio de Previdência? Fundamentos e Regulação Normativa” e “Os critérios para a criação e implantação do RPPS – Avaliação Atuarial: aspectos técnicos, administrativos e normativos”. Esses foram alguns dos temas das palestras do seminário intitulado Regime Previdenciário nos Municípios, realizado nessa quarta-feira (28), e promovido pela Amunes, em parceria da Confederação Nacional dos Município e da Associação Capixaba de Institutos de Previdência (ACIP).
Diversos representantes de Institutos de Previdência Municipais de todo o Estado, entre diretores, presidentes, técnicos, conselheiros, marcaram presença e tiveram a oportunidade de conferir a explanação de assuntos que fazem parte da agenda previdenciária atual.
E quem ficou à frente das apresentações e esclareceu dúvidas dos participantes foi o atuário, que é graduado em Ciências Atuariais e também consultor do Banco Mundial, Antônio Mário Rattes de Oliveira. O Subsecretário dos Regimes Próprios da Previdência Social, Allex Albert Rodrigues, também prestigiou o evento, e na ocasião ministrou sobre o tema “PEC 06/2019 – Reforma da previdência”.
De acordo com o presidente da Associação dos Municípios do Estado Gilson Daniel, “a Amunes está de mãos dadas com a ACIP para, em conjunto, auxiliar os municípios a superar os desafios relacionados à previdência, principalmente aqueles que lidam com o déficit. Espero que, com esse seminário, os servidores dos institutos de previdência fiquem bem informados acerca da agenda previdenciária atual e, dessa forma, executem as políticas públicas previdenciárias da melhor maneira possível”, destacou.
“A ACIP tem a imensa satisfação de apoiar e estar presente em eventos como este para representar os Institutos de RPPS associados e zelar pelo amplo debate, trocas de ideias e experiências, bem como pelo estímulo ao constante aprimoramento de conhecimentos relativos à assuntos inerentes à previdência. Que possamos ser sempre facilitadores e instrumentos de incentivo na capacitação dos institutos capixabas, e ser cada vez melhor preparados e mais conhecedores do nosso campo de atuação”, disse o Presidente da ACIP, Wilson Marques Paz.