Censo Escolar de 2024: Aumento das Matrículas em Tempo Integral e Educação Profissional
O Censo Escolar de 2024, divulgado nesta quarta-feira (9) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em Brasília, aponta um crescimento significativo nas matrículas em instituições de ensino de tempo integral. Os dados revelaram que as matrículas nesse modelo passaram de 18,2% em 2022 para 22,9% em 2024. Além disso, as matrículas na educação profissional e tecnológica (EPT) mostraram um crescimento impressionante, aumentando 2,4 vezes em relação ao ano anterior.
Durante a apresentação dos resultados, o ministro da Educação, Camilo Santana, enfatizou que a gestão atual está focando a atenção na educação básica, que abrange desde a educação infantil até o ensino médio, incluindo modalidades como ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional. "Nunca o Ministério da Educação teve um olhar tão forte para a educação básica nesse país", afirmou Santana, destacando a necessidade de um trabalho conjunto com os entes federados.
O Censo Escolar, realizado anualmente, fornece dados fundamentais que sustentam a elaboração de indicadores como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). No total, as etapas da educação básica no Brasil registraram 47,1 milhões de matrículas em 2023, distribuídas em 179,3 mil escolas em todo o país. Este número representa uma redução de cerca de 216 mil matrículas em comparação a 2023, resultando em uma queda de 0,4% no período. A rede pública, em especial, viu a diminuição de mais de 380 mil matrículas entre 2023 e 2024.
Dos estudantes matriculados, quase a metade, ou 49,1%, são atendidos por redes municipais de ensino. É importante destacar que 31,7% dos municípios há até cinco escolas, e essa porcentagem sobe para 52,7% quando se consideram localidades com até dez escolas. Por outro lado, apenas 2,1% das cidades do Brasil possuem mais de cem escolas.
Carlos Eduardo Moreno, diretor de Estatísticas Educacionais do Inep, ressaltou a importância da cooperação entre o Ministério da Educação, governos estaduais e municipais para enfrentar os desafios do sistema educacional. "É essencial para dar conta do desafio do atendimento dessa população, sobretudo porque os municípios são o elo mais fraco dessa corrente", afirmou Moreno, enfatizando a necessidade de apoio a esses entes para assegurar as condições necessárias ao desenvolvimento da educação em todo o território.
A continuidade do monitoramento e a análise dos dados do Censo Escolar são cruciais para compreender as dinâmicas e os desafios da educação básica no Brasil, evidenciando a importância de políticas públicas que viabilizem o acesso e a permanência dos estudantes nas escolas.
Imagem: Agência Brasil
Censo 2024: matrículas em tempo integral passam de 18% para 23%
Fonte: Agencia Brasil.
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