Um novo documentário está sendo lançado em Marataízes, fruto de um trabalho coletivo que busca resgatar e preservar a memória da arte de construção de embarcações na cidade. O historiador Lucas Machado, um dos responsáveis pelo projeto, conta que a ideia surgiu após um evento na Capitania dos Portos, em Vitória, onde um participante reconheceu as embarcações de Marataízes em qualquer parte do mundo, inspirando a criação do documentário.
O projeto recebeu recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio de um edital público realizado pela Secretaria de Cultura de Marataízes, e conta com a participação da historiadora Laryssa Machado e do web-designer Otávio Moreno. A carpintaria naval de Marataízes é considerada um valioso patrimônio cultural e histórico, remontando a épocas anteriores à colonização e envolvendo indígenas, europeus e africanos.
Esta não é a primeira produção da equipe, que já lançou o mini-documentário “A Gloriosa Festa das Canoas de Marataízes” no ano passado, disponível no YouTube. O novo documentário, intitulado “Memórias do Mar: A Arte dos Carpinteiros Navais de Marataízes”, será lançado no Centro de Convivência de Marataízes no dia 22 de fevereiro de 2025.
O evento de lançamento proporcionará uma oportunidade única para conhecer mais sobre a rica história de Marataízes e valorizar a cultura local. Todos estão convidados a prestigiar essa iniciativa e celebrar a história e a arte dos carpinteiros navais da cidade.É importante ressaltar a importância de eventos como este para fortalecer a identidade cultural e histórica de Marataízes, permitindo que as tradições e saberes locais sejam reconhecidos e valorizados por todos.