22.2 C
Marataizes
sexta-feira, dezembro 13, 2024
22.2 C
Marataizes
sexta-feira, 13 dezembro 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasPolíticaLula pediu desculpas a Milei por Brasil: procede?

Lula pediu desculpas a Milei por Brasil: procede?

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, fez declarações recentes pedindo que o presidente da Argentina, Javier Milei, se desculpe com o Brasil. Segundo Lula, Milei falou muitas coisas negativas sobre o país e sobre ele pessoalmente. Neste contexto, o presidente brasileiro destacou a importância da relação entre Brasil e Argentina, como parceiros comerciais na América do Sul.

Milei, autodenominado “anarcocapitalista”, foi eleito presidente da Argentina em uma coligação conservadora e se posiciona como um representante do liberalismo extremo. Durante sua campanha eleitoral, ele fez críticas abertas ao presidente Lula e chegou a ameaçar cortar relações com o Brasil.

Apesar dessas declarações polêmicas, as relações entre os dois países continuam de pé. Em abril, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, recebeu a chanceler argentina, Diana Mondino, em Brasília. Durante o encontro, foram discutidos temas como infraestrutura, energia, defesa e fortalecimento do Mercosul e da integração regional.

Outro ponto importante nas relações entre Brasil e Argentina são os foragidos do episódio de 8 de janeiro. O governo argentino enviou uma lista ao Brasil com nomes de brasileiros que estavam foragidos no país vizinho, após participarem de atos golpistas em Brasília. Lula defende que os condenados sejam extraditados ou cumpram suas penas na Argentina, de forma diplomática.

A Polícia Federal brasileira realizou operações para cumprir mandados de prisão contra centenas de investigados por envolvimento na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes em Brasília. Os alvos são pessoas que estão foragidas ou que descumpriram medidas cautelares, incluindo aqueles que fugiram para países como Argentina e Uruguai. A operação visa capturar os condenados ou investigados considerados foragidos.

No total, pelo menos 50 pessoas foram presas até o momento, e a PF continua trabalhando para localizar e capturar outros 159 condenados ou investigados foragidos. As diligências fazem parte da Operação Lesa Pátria, que investiga os responsáveis e executores dos ataques desde o ano passado.

É fundamental que o diálogo entre Brasil e Argentina seja mantido de forma respeitosa e diplomática, visando o fortalecimento das relações entre os dois países. A cooperação mútua é essencial para garantir a paz e a prosperidade na região sul-americana.

Editor
Editor
Roberta Carvalho editora do Portal Maratimba

Confira Também