23.2 C
Marataizes
quinta-feira, novembro 21, 2024
23.2 C
Marataizes
quinta-feira, 21 novembro 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasPolí­ciaDP de Pres. Kennedy prende 5 envolvidos na morte de vereador. -...

DP de Pres. Kennedy prende 5 envolvidos na morte de vereador. – PC-ES

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), em conjunto com a Delegacia de Polícia (DP) de Presidente Kennedy, a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) e a Guarda Municipal de Presidente Kennedy, realizou a Operação Gatepost nesta segunda-feira (10) com o objetivo de cumprir mandados de prisão preventiva relacionados ao inquérito que investiga a morte do vereador Marcos Augusto Costalonga, ocorrida em maio de 2021.

Durante a operação, foram cumpridos mandados nas cidades de Itapemirim, Marataízes e Presidente Kennedy, resultando na prisão de três homens, com idades de 31, 32 e 35 anos. Além disso, dois mandados de prisão foram cumpridos contra indivíduos que já estavam detidos no sistema prisional capixaba por envolvimento em roubo.

De acordo com o delegado Thiago Viana, que está à frente das investigações, o mandante do crime, ainda foragido, teria ordenado a execução do vereador devido a uma dívida que tinha com a vítima. O motivo do crime estaria relacionado a uma venda de mourões realizada por Marcos ao mandante, que se recusou a efetuar o pagamento. Após cobranças por parte do vereador, o mandante teria decidido executá-lo.

Após os trâmites legais, os indivíduos detidos serão encaminhados para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Marataízes. O delegado Viana enfatizou a complexidade da investigação, que durou três anos, e ressaltou que os envolvidos tentaram ocultar provas, queimando o carro utilizado no crime e descartando a arma utilizada.

O crime ocorreu em 27 de maio de 2021, quando o vereador Marcos, sua esposa e um amigo retornavam de um jogo de futebol. O veículo em que estavam foi alvejado por tiros disparados por ocupantes de um veículo Hyundai HB20, resultando na morte de Marcos. Os suspeitos fugiram do local sem levar pertences, deixando a mulher do vereador e seu amigo feridos.

O nome da operação, “Gatepost”, faz referência à tradução em inglês da palavra “mourão”. A investigação continua em andamento para localizar o mandante do crime, que é membro de uma milícia e tem origem no Rio de Janeiro.

Este caso chocou a população local e demonstra a importância do trabalho das forças de segurança na resolução de crimes graves como esse. A Polícia Civil segue empenhada em trazer justiça para a família e amigos do vereador Marcos Augusto Costalonga.

Fonte: Polícia Civil ES – Confira + em PC ES.

Editor
Editor
Roberta Carvalho editora do Portal Maratimba

Confira Também