Ester Braga Martins Alcântara, uma auxiliar administrativa de Mimoso do Sul, foi uma das mais de 3.700 pessoas atendidas emergencialmente nas Atenções Primária e Especializada, graças à força-tarefa para reorganização da Rede de Atenção à Saúde da região. Essa iniciativa, que conta com 11 pontos de apoio na sede e no interior do município, tem sido fundamental para o rápido atendimento dos moradores afetados pelas recentes enchentes.
Após ter sua residência no bairro Pratinha atingida pela enxurrada, Ester procurou assistência médica quando começou a apresentar sintomas como febre, fraqueza, calafrio e enjoo. Na Unidade Básica de Saúde Dr. Lincon Galveas Martins, ela passou por consulta, realizou exames que detectaram sangue na urina e infecção sanguínea, e recebeu acompanhamento do médico João Pedro Prucoli. Ester relata que, mesmo em meio à adversidade, o atendimento recebido foi excepcional e que seu tratamento está evoluindo positivamente.
A força-tarefa para reestruturação da rede de saúde local conta com cerca de 160 profissionais, incluindo técnicos da Secretaria da Saúde (Sesa) e da Superintendência Regional Sul de Saúde, médicos e outros profissionais de saúde participantes do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS), do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi). O apoio da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) também foi fundamental para os avanços alcançados até o momento.
Profissionais do ICEPi, como as docentes-assistenciais Suelen Florindo, Yanna Rody, Lívia Oliveira e Sirlene Inácio, têm desempenhado papéis essenciais na reconstrução da rede de saúde local. Desde o acolhimento às vítimas até a organização de atendimentos odontológicos, esses profissionais têm trabalhado incansavelmente para garantir o bem-estar da comunidade.
Com o apoio técnico institucional da Secretaria da Saúde, foram entregues vacinas e medicamentos, além do suporte do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Espírito Santo (Lacen/ES) nos diagnósticos. O monitoramento constante dos casos suspeitos de leptospirose e outras doenças é essencial para garantir a saúde da população atingida pelas enchentes.
No meio de toda essa tragédia, a solidariedade e a eficiência das equipes de saúde têm feito a diferença na vida dos moradores de Mimoso do Sul. Com um esforço conjunto e coordenado, a reconstrução da rede de saúde local está progredindo, trazendo esperança e alívio para aqueles que mais precisam.
Fonte: Governo ES