A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) está buscando profissionais e pesquisadores de nível superior em qualquer área para atuar no Projeto Água na Medida. Esta é uma grande oportunidade para quem deseja fazer a diferença na gestão dos recursos hídricos no Espírito Santo.
O projeto tem como objetivo implementar uma solução inovadora em microbacias hidrográficas de base agrícola e familiar do estado, promovendo a distribuição mais justa da água e incentivando o uso eficiente do recurso hídrico entre pequenos produtores rurais. Além disso, pretende-se mitigar conflitos decorrentes da escassez hídrica, o que é de extrema importância em um contexto de mudanças climáticas e aumento da demanda por água.
Os selecionados receberão uma bolsa no valor de R$ 1.800,00 e atuarão por um período de 14 meses, em regime de 30 horas semanais, a partir do próximo mês de fevereiro. A realização do projeto está prevista para a microbacia do córrego Picadão, no município de Laranja da Terra, com replicação da metodologia na microbacia do córrego Frigério, em Nova Venécia, e possíveis replicação em outras microbacias hidrográficas de base agrícola e familiar do Estado.
A pesquisa é uma parceria da Agerh com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), o Fundo Estadual de Recursos Hídricos e Florestais do Espírito Santo (Fundágua) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), por meio do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE) – Campus de Alegre, e o Laboratório de Gestão de Recursos Hídricos e Desenvolvimento Regional (Labgest) – Campus de Goiabeiras.
Os interessados em participar do processo seletivo têm até esta terça-feira (16) para realizar as inscrições pela internet. Todas as informações detalhadas podem ser encontradas no Edital 001/2024, disponível no site da Agerh.
Esta é uma oportunidade única para profissionais que desejam contribuir para a gestão sustentável dos recursos hídricos no Espírito Santo. Não perca a chance de fazer parte de um projeto inovador e promissor. A água é um recurso precioso e sua eficiente gestão é essencial para o futuro do planeta.
Para mais informações, entre em contato com a Assessoria de Comunicação da Agerh através do telefone (27) 3347-6207 / 99887-6072 ou pelo e-mail asscom@agerh.es.gov.br. Você também pode acompanhar as novidades sobre o projeto nas redes sociais, no Instagram @meioambientees e no Facebook Meio Ambiente ES.
Aproveite esta oportunidade e faça parte desta importante iniciativa!
Fonte: Governo ES