Na próxima quinta-feira, dia 11 de janeiro, o Espírito Santo sediará o encontro intitulado “Perspectivas e Avanços das Políticas Públicas voltadas aos povos tradicionais”. O evento, que terá lugar no auditório do Palácio da Fonte Grande, em Vitória, visa estabelecer um diálogo entre a sociedade civil e representantes do Governo a respeito das políticas públicas destinadas tanto aos quilombos como à comunidade cigana. Já nos dias 12, 13 e 14 de janeiro, estão programados encontros em diversos quilombos em São Mateus, Conceição da Barra e Ibiraçu, bem como na comunidade cigana, todas localizadas na região norte do Estado.
A iniciativa é fruto da organização conjunta da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR) e da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Espírito Santo (Zacimba Gaba), com o apoio da Comissão Quilombola do Sapê do Norte. Entre os participantes desses encontros, destaca-se a presença do secretário de Políticas para Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Povos de Terreiros e Ciganos do Ministério da Igualdade Racial, Ronaldo dos Santos.
Para quem quiser acompanhar de perto, confira a programação completa dos Diálogos Quilombolas no Espírito Santo:
– Dia 11/01 (Quinta-Feira)
Às 13h: Encontro com gestores públicos representantes de órgãos de Promoção da Igualdade Racial do Estado do Espírito Santo, com a pauta “Perspectivas e avanços das Políticas Públicas voltadas para os Povos Tradicionais”.
Local: Palácio Fonte Grande – Rua Sete de Setembro, Centro – Vitória
– Dia 12/01 (Sexta-feira)
Às 8h: Plenária no Quilombo de Nova Vista – São Mateus
Às 14h: Reunião no Quilombo de Angelim I – Conceição da Barra
Às 18h: Encontro com a Comunidade Cigana de São Mateus
– Dia 13/01 (Sábado)
Às 9h: Reunião da Comissão do Sapê do Norte
Às 14h: Visita ao Quilombo do Angelim 3 e Comemoração pelos 03 anos de Retomada
Às 17h: Visita à Comunidade Santa Luzia, em São Mateus
– Dia 14/01 (Domingo)
Às 11h: Visita ao Quilombo São Pedro, em Ibiraçu (Primeira Comunidade quilombola Titulada no Estado do Espírito Santo)
Para mais informações à imprensa, entre em contato com a Assessoria de Comunicação da SEDH, através do telefone (27) 3134-1414 ou pelo e-mail comunicacao@sedh.es.gov.br.
Com esta iniciativa, o objetivo é promover um espaço de discussão e reflexão a respeito das políticas públicas e ações voltadas para os povos tradicionais, visando a promoção da igualdade racial e o reconhecimento da importância das comunidades quilombolas e ciganas. Este é um passo significativo rumo à consolidação de uma sociedade cada vez mais inclusiva e igualitária. É importante que todos estejam atentos a essas questões e participem ativamente das discussões. Afinal, a luta por direitos e pela valorização das culturas tradicionais é uma responsabilidade de todos nós. Vamos juntos nessa jornada!
Fonte: Governo ES