Para recuperar o crédito e resgatar a dignidade dos consumidores endividados, nos dias 27, 28 e 29 de setembro, o Procon de Cachoeiro de Itapemirim realizará o 10º Mutirão de Negociação de Dívidas, no Parque “Carlos Caiado Barbosa”, das 9h às 17h, durante a Feira de Negócios e Agroturismo.
Doze empresas estarão presentes, incluindo Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú, Banestes, Bradesco, Claro, Vivo, BRK, EDP, Dacasa, Crefisa e Oi.
A ação marca o 33º aniversário do Código de Defesa do Consumidor (CDC), comemorado no dia 11 de setembro, e será realizada em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Cachoeiro de Itapemirim (Acisci). Além da negociação, os consumidores também poderão consultar a situação do CPF.
500 Senhas
A cada dia, serão distribuídas 500 senhas de atendimento para titulares de dívidas com as empresas acima listadas. Desse montante, 15% serão reservadas aos públicos com direito a atendimento preferencial. Para participar, será preciso apresentar CPF e Carteira de Identidade, uma vez que não serão admitidas negociações com terceiros.
Na última edição do mutirão, que ocorreu em julho do ano passado, foi negociado o valor total de quase R$1,2 milhão, em 276 contratos, que possibilitaram a redução de R$ 633.442,47 no total dos débitos. O desconto nas dívidas chegou, em alguns casos, a 98% da quantia inicial. Dois consumidores conseguiram obter o perdão total de suas dívidas.
“O Mutirão de Negociação é sempre um enorme sucesso. Tem credibilidade junto aos consumidores de Cachoeiro e região e contribui para a recuperação do crédito e reabilitação dos consumidores para novos negócios, resgatando a sua dignidade. Ao mesmo tempo, injeta recursos no comércio e prestação de serviços local”, destaca o coordenador executivo do Procon de Cachoeiro, Luiz Guimarães de Oliveira.
Conscientização para consumo consciente
O Procon realiza, durante todo o ano, um trabalho de orientação sobre o consumo consciente com os cidadãos, uma vez que não basta apenas saldar as dívidas: é preciso preservar o crédito e utilizá-lo com sabedoria. Esse trabalho foi intensificado com a criação do Núcleo de Combate ao Superendividamento, que realiza trabalhos diferenciados de negociação e acompanhamento.
Fonte: BRK Ambiental | Dia a Dia ES