25.1 C
Marataizes
sexta-feira, dezembro 13, 2024
25.1 C
Marataizes
sexta-feira, 13 dezembro 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasAssembleia Legislativa ESCoronel Weliton cobra melhorias no Caparaó - Notícias da ALES

Coronel Weliton cobra melhorias no Caparaó – Notícias da ALES

Em discurso na sessão extraordinária desta segunda (12), o deputado Coronel Weliton (PTB) cobrou das autoridades competentes reestruturação na administração capixaba do Parque Nacional do Caparaó. 

Para exemplificar o que considerou estado precário, ele afirmou que o número de servidores responsáveis por cuidar da limpeza e manutenção da área localizada no Espírito Santo, que soma 31 mil hectares, é de apenas cinco funcionários. 

De acordo com o deputado, o número é insuficiente para atender as demandas de manutenção da atração turística, que após a pandemia está voltando a crescer, com um público este ano estimado em mais de 100 mil pessoas. 

Novos acessos

Weliton fez ainda apelo ao governo do Estado, por meio da pasta do turismo, no sentido de viabilizar dois novos acessos que constam do plano de manejo do lado capixaba do parque.  

Um deles, explicou, tem início no distrito de São João do Príncipe, em Iúna; e o outro através de Ibitirama – município que, conforme destacou, abriga a maior parte da área do Caparaó no estado, e onde se localiza o Pico da Bandeira. 

O deputado cobrou ainda melhorias no acesso ao Caparaó capixaba pela portaria de Pedra Menina, distrito de Dores do Rio Preto (ES).  Conforme explicou, são 12 quilômetros de estrada que precisam de pavimentação. Ele disse que a conservação da via tem sido feita, de forma paliativa, pela prefeitura de Dores do Rio Preto. 

Energia no norte 

O deputado Mazinho dos Anjos (PSDB) relatou ter tomado conhecimento, durante encontro com a diretoria da EDP Escelsa, de que as regiões Norte e Noroeste não dependem mais da Grande Vitória para o recebimento de energia. 

Segundo ele foi anunciada a conclusão da linha de alta voltagem do município de João Neiva, o que garante agora aos municípios da região autonomia em termos energéticos. 

Além deste benefício, acrescentou Mazinho, houve investimentos de R$ 10 milhões para dobrar a produção de energia elétrica na subestação da EDP do distrito de Paulista, em Barra de São Francisco. 

Isso permitirá investimentos em novos empreendimentos não apenas em Barra de São Francisco, mas também em Ecoporanga, Água Doce do Norte, Vila Pavão, Mantenópolis e Águia Branca. 

“O suprimento de energia elétrica sempre foi um dos grandes gargalos ao desenvolvimento, e o aumento da produção beneficia todos os municípios próximos a Barra de São Francisco”, frisou. 

Deputado pediu construção de novos acessos pelo lado capixaba do parque. Houve ainda discurso parlamentar destacando melhorias de energia no norte do estado

Coronel Weliton cobra melhorias no Caparaó

Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES

Coronel Weliton cobra melhorias no Caparaó

Confira Também