Os atendimentos foram feitos por servidores do Tribunal de Justiça, membros da advocacia e profissionais de pedagogia que estão em fase de conclusão do curso de mediação.
O 11º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Serra realizou uma pauta concentrada de mediação na última semana. Ao todo, foram realizadas 20 sessões, com acolhimento das partes, redesignação e acordos, que alcançaram 90% dos casos.
Os atendimentos foram feitos por servidores do Tribunal de Justiça, membros da advocacia e profissionais de pedagogia, que participaram da parte prática do Curso de Mediadores Judiciais. A parte teórica já foi concluída por essas mediadoras e mediadores em formato de Educação a Distância (EAD). E todo o trabalho foi acompanhado pelas instrutoras Adriana Paiva Klawa Cau, Cirlene Farias Vasconcelos Guerra e Izabella Dalla Sily Casagrande
Os processos analisados na pauta concentrada foram previamente selecionados. Nos casos em que foram homologados acordos, esses processos foram arquivados imediatamente. Já os casos em que as partes não chegaram a um consenso continuam tramitando normalmente.
Como funciona
A Mediação é uma forma de solução de conflitos na qual uma terceira pessoa, neutra e imparcial, facilita o diálogo entre as partes, para que elas construam, com autonomia e solidariedade, a melhor solução para o problema. A Mediação pode ser realizada tanto na fase processual, como na fase pré-processual, ou seja, antes do ajuizamento da ação.
Saiba mais em: http://www.tjes.jus.br/institucional/nucleos/nupemec/.
Macrodesafio: Prevenção de litígios e adoção de soluções consensuais para os conflitos
Vitória, 18 de maio de 2023
Informações à Imprensa
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br
Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br
Fonte: Tribunal de Justiça do Espírito Santo – TJES.