22.3 C
Marataizes
quinta-feira, dezembro 19, 2024
22.3 C
Marataizes
quinta-feira, 19 dezembro 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasAssembleia Legislativa ESTrabalho de assistentes sociais é pauta de reunião - Notícias da ALES

Trabalho de assistentes sociais é pauta de reunião – Notícias da ALES

O Dia do Assistente Social, comemorado em 15 de maio, foi pauta da reunião da Comissão de Assistência Social, realizada no Plenário Rui Barbosa da Assembleia Legislativa (Ales), nesta segunda-feira (8). 

A presidente da comissão, deputada Raquel Lessa (PP), falou sobre as resoluções da reunião. “Nós falamos sobre a importância de ter o trabalho do assistente social com as políticas públicas. Quando eu fui prefeita de São Gabriel da Palha, vi como é importante nós fazermos políticas para o social e ver como eles (assistentes sociais )nos ajudam a coordenar essas questões. (…) Então, no dia 15, é comemorar essa profissão linda e tão necessária”. 

Fotos da reunião 

“Tenho muito orgulho de integrar a categoria de assistentes sociais do estado do Espírito Santo. O tema de maio deste ano é ‘O Serviço Social Necessário Para o Brasil’. Essa é uma profissão que já existe há bastante tempo no nosso país e que teve uma longa batalha para regulamentar e se reafirmar como profissão, com capacidade de formulação teórica, política, de intervenção também na área social”, disse a deputada Camila Valadão (Psol).  

“Eu digo que não existe hospital ou presídio sem serviço social, não existem políticas sociais na área da assistência, na saúde, na previdência, sem serviço social. Não existe polícia, por exemplo, sem serviço social. E aí falando da Polícia Civil, que é umas das polícias do nosso país, que tem assistentes sociais policiais que fazem um atendimento, por exemplo, nas delegacias especializadas na área da infância, do idoso, da violência contra a mulher. Então, estou falando de uma profissão que está inserida em vários espaços sócio-ocupacionais e, por isso, o serviço social é necessário”, concluiu Camila.

Conferência

O presidente do Conselho de Assistência Social do Espírito Santo (Ceas/ES), Carlos Ajur Cardoso Costa, foi convidado pela comissão e falou sobre a 15ª Conferência Estadual da Assistência Social, realizada pelo órgão. O evento acontece nos dias 4, 5 e 6 de outubro com expectativa de reunir cerca de 500 pessoas de todos os 78 municípios do Espírito Santo. O local ainda não foi definido.

“É importante fazer essa colocação para que as pessoas participem das conferências nacionais e estaduais para que, juntos, nós possamos construir propostas, construir uma sociedade mais justa, mais igual, onde todos tenham direitos iguais e não menos direitos. Nós somos cidadãos brasileiros e temos direito a uma vida digna — acesso à educação, à saúde, à profissionalização, à geração de renda, dignidade humana enquanto pessoas. E a única política que vem transformar a sociedade brasileira é política de assistência social”, ressaltou Carlos Ajur.

Mel na merenda

O Projeto de Lei (PL) 865/2021, de autoria da deputada Iriny Lopes (PT), foi aprovado durante a reunião. A iniciativa trata da aquisição de mel e seus derivados produzidos por apicultores, pela agricultura familiar, economia popular solidária e por empreendimentos familiares rurais do Espírito Santo para sua inclusão na merenda escolar da rede estadual de ensino.

A deputada Camila Valadão justificou o voto. “Os nutricionistas, os profissionais da área da alimentação, falam do mel como um componente saudável e importante. Já vimos uma batalha no ambiente escolar para garantir uma merenda escolar com qualidade nas nossas escolas. Então a gente quer o mel ao invés do açúcar. Um projeto como esse avança tanto na alimentação saudável, quanto incentivando pequenos produtores”, finalizou. 

Agora o PL 865/2023 segue para análise das comissões de Segurança e de Finanças antes de ir para apreciação do conjunto dos deputados. 

Homenagem aos assistentes sociais 

Raquel Lessa reforçou o convite para a sessão solene em homenagem aos profissionais da assistência social. “A Comenda Rosemberg Soares Pereira, instituída pela Resolução 4.260/2016, é destinada aos cidadãos que exercem regularmente atividades de assistência social no estado. O evento acontece no próximo dia 31 de maio, às 14h30, no Plenário Dirceu Cardoso da Assembleia Legislativa”. 

As diferentes áreas de atuação e o impacto do trabalho de assistentes sociais para desenvolvimento de políticas públicas foram destacados pela comissão da Ales que trata do assunto

Trabalho de assistentes sociais é pauta de reunião

Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES

Trabalho de assistentes sociais é pauta de reunião

Confira Também