Deputados, vereadores e líderes comunitários da Serra se reuniram, na tarde de terça-feira (7), na Assembleia Legislativa (Ales), para discutir o atendimento em saúde do município. A principal demanda é a reabertura do pronto-socorro do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, fechado em 2020, durante a pandemia. Participaram também do encontro representantes do governo do Estado do Espírito Santo, da Câmara de Vereadores da Serra e do Ministério Público Estadual.
Na abertura da reunião, o presidente da Ales, Marcelo Santos, ressaltou a importância do diálogo entre o Poder Legislativo e a população capixaba. “A Assembleia também está aqui para ouvir. Nós queremos escutar, e a ponta, que são principalmente as pessoas, os usuários do sistema, é que tem a condição de falar sobre as dores que sente”, disse. O presidente da Casa destacou ainda a responsabilidade das administrações municipais no atendimento básico de saúde.
A presidente da Federação das Associações de Moradores da Serra (Fams), Mara Almeida, disse que a reunião era importante para o movimento popular da Serra. A líder da Fams pediu a reabertura do pronto-socorro (PS) do Jayme e justificou que, além de ser um dos únicos municípios que não possui um PS aberto à população, a Serra é territorialmente grande e possui milhares de habitantes. “A gente sabe que é um município enorme. A Serra tem mais de 500 mil habitantes, é necessário que o pronto-socorro volte a funcionar”, defendeu.
Ela solicitou urgência na reabertura da unidade e união para a resolução do impasse. “Nós queremos que o Estado e o município se unam. Não adianta um jogar a culpa no outro, isso não resolve nosso problema”, acrescentou.
O deputado Alexandre Xambinho (PSC), proponente do encontro, destacou o aumento da procura por atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município após o fechamento do PS do hospital.
“Nós precisamos buscar uma solução para o problema de saúde da cidade hoje, porque a população está sofrendo. Não adianta buscar um culpado”, analisou Xambinho. O deputado Pablo Muribeca (Patri), ex-vereador do município e vice-presidente da Comissão de Saúde, defendeu a necessidade de resolver a questão e melhorar o atendimento em saúde.
Responsabilidades
Já o presidente da Comissão de Saúde da Assembleia, deputado Dr. Bruno Resende (União), ponderou que a reabertura do pronto-socorro deve ser estudada e feita com responsabilidade, pensando na vida e no acesso qualificado à saúde. “Neste cenário, é importante que nós tenhamos a responsabilidade de cada poder, até porque, nós vivemos um modelo tripartite de financiamento da saúde”, lembrou o parlamentar.
Dr. Bruno afirmou ainda que o Jayme é referência em atendimento de média e alta complexidade, e por isso, sobrecarregar seu pronto-socorro é sobrecarregar esse atendimento.
“É preciso garantir o acesso a quem precisa de atendimento de alta e média complexidade, esse paciente é aquele que morre em horas, em minutos… esse paciente importa, importa muito”, finalizou.
Ao final da reunião, o secretário estadual de Saúde, Miguel Paulo Duarte Neto, ressaltou a importância do amplo debate. “Só se constrói Sistema Único de Saúde com o envolvimento dos entes do Sistema Único de Saúde. São eles municipais, estaduais e federais”, pontuou.
Miguel Neto destacou ainda que 70% dos atendimentos que iam para o Jayme anteriormente eram de pacientes de baixa complexidade, que deveriam ser atendidos nas unidades básicas de saúde.
Para estudo e solução da demanda, o secretário de Saúde sugeriu a criação de uma comissão, com representantes do Executivo, Legislativo e munícipes da Serra, para análise de dados e estudo da viabilidade de reabertura do pronto-socorro do hospital. A comissão terá um prazo de 45 dias para apresentar os resultados dos estudos. A próxima reunião para debater o assunto será realizada no dia 18 de abril.
Também participaram da reunião o presidente da Câmara de Vereadores da Serra, Saulinho da Academia (Patriota); o subsecretário estadual de Regulação do Acesso em Saúde, Gleikson Barbosa dos Santos; o subsecretário estadual de Atenção à Saúde, José Tadeu Marino; o subsecretário estadual de Contratualização em Saúde, Alexandre Aquino Cunha; e o promotor de Justiça Pablo Drews Bittencourt.
Reunião na Assembleia Legislativa teve a participação de deputados, vereadores, líderes comunitários e representantes da Secretaria de Estado de Saúde e do Ministério Público Estadual
Reabertura de pronto-socorro na Serra em debate
Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES
Reabertura de pronto-socorro na Serra em debate