22.4 C
Marataizes
quinta-feira, dezembro 19, 2024
22.4 C
Marataizes
quinta-feira, 19 dezembro 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasAssembleia Legislativa ESDeputada lembra Dia da Consciência Negra - Notícias da ALES

Deputada lembra Dia da Consciência Negra – Notícias da ALES

No próximo domingo (20) é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra. A data foi lembrada no discurso da deputada Janete de Sá (PSB), na sessão ordinária desta quarta-feira (16). A parlamentar relatou as dificuldades que a população negra enfrenta, como o racismo e a falta de oportunidades e de acesso a espaços de poder. A data de 20 de novembro lembra a morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. 

“Há 327 anos, Zumbi dos Palmares era abatido em sua luta pela liberdade. Muitas pessoas ainda hoje são abatidas, não pela morte, mas pela falta de oportunidades. Não conseguem ocupar os espaços que deveriam ocupar por conta da sua cor. Muito já tem sido feito com o sistema de cotas, mas ainda há muito a ser feito. A gente vê que, dificilmente, uma pessoa da cor preta ocupa uma função de destaque na sociedade”, proferiu a deputada. 

Janete falou, ainda, sobre as dificuldades enfrentadas pelas mulheres negras, que constituem a maior parte das vítimas de feminicídio no Espírito Santo. De acordo com os dados apresentados pela deputada, cerca de 70% das vítimas são negras.  

Álbum de fotos da sessão ordinária

Saramago 

Em seu pronunciamento, Sergio Majeski (PSDB) recordou que, nesta quarta (16), o escritor português José Saramago completaria 100 anos de idade. Morto em 2010, Saramago, como lembrou Majeski, foi o único escritor de língua portuguesa agraciado com o Nobel de Literatura.

O deputado destacou alguns livros mais conhecidos do autor e enfatizou a obra “Ensaio sobre a Cegueira”, que, segundo ele, usa a “cegueira” como metáfora: “Nós vivemos uma espécie de cegueira no Brasil também. Para além da cegueira da injustiça, da indiferença, da ganância, há a cegueira ideológica. É sem sentido que nós terminamos uma eleição reconhecidamente limpa, transparente, em um sistema eleitoral que funciona, e as pessoas continuam com essa questão de estar na frente dos quarteis pedindo interferência. Nem os militares querem isso”, opinou.  

“É uma coisa completamente sem sentido. Bola para frente. Organizem os seus partidos, seus candidatos e suas propostas, que vem aí outra eleição. Não dá para ficar vendo essas coisas e achar que isso é normal, é natural, que é da democracia. Não é. Não tem cabimento, não tem por onde se apegar legalmente ou constitucionalmente a esses movimentos”, discursou o deputado.

Saúde 

O deputado Dr. Rafael Favatto (Patri) aproveitou seu tempo de discurso para alertar a população sobre os cuidados com a saúde. Ele destacou o Novembro Azul, mês de conscientização sobre os cuidados com a saúde do homem e de prevenção ao câncer de próstata, e também o Outubro Rosa, mês voltado para a saúde da mulher e de prevenção ao câncer de mama. Mas o parlamentar frisou, ainda, os cuidados com outras doenças, principalmente as doenças cardíacas, que têm acometido pessoas jovens. 

Favatto conclamou as pessoas a realizarem um check-up anual e frisou o papel do Estado de ofertar os exames necessários à prevenção de doenças para a população. 

Na tribuna da Ales, Janete de Sá falou sobre a data, que é comemorada no próximo domingo (20), no país 

Deputada lembra Dia da Consciência Negra

Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES

Deputada lembra Dia da Consciência Negra

Confira Também