Há ao menos 7 cotados para ocupar o Ministério da Saúde no novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que começará em 1º de janeiro de 2023.
O Poder360 apurou com fontes ligadas ao presidente eleito e à área de Saúde. Eis os nomes que circulam:
- Alexandre Padilha, 51, deputado (PT-SP), ex-ministro da Saúde. Mais cotado para assumir uma pasta na área econômica;
- Arthur Chioro, 58, pesquisador e ex-ministro da Saúde;
- David Uip, 70, ex-secretário estadual de Saúde de São Paulo. Trabalhou com o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB);
- Humberto Costa, 65, senador (PT-PE) e ex-ministro da Saúde;
- José Gomes Temporão, 71, ex-ministro da Saúde;
- Ludhmila Hajjar, 45, médica cardiologista que se indispôs com o presidente Jair Bolsonaro (PL) durante a pandemia. Tem apoio no STF (Gilmar Mendes) e no Congresso (Arthur Lira);
- Margareth Dalcolmo, 68, pesquisadora que ganhou notoriedade na pandemia.
Há entre os citados políticos que já ocuparam o Ministério da Saúde em governos petistas. Lula, porém, tem indicado a aliados que dará preferência a novos quadros na escalação da Esplanada dos Ministérios.
Formulário de cadastro
A avaliação no entorno do presidente eleito é que ele tem cerca de 2 meses para montar seu time de ministros e deve usar a maior parte deste tempo. Além disso, o vice, Geraldo Alckmin, deverá participar do processo.
Lula tem sido pressionado para anunciar, principalmente, os nomes dos que serão responsáveis pela área econômica em seu novo governo.
__
Informações deste post foram publicadas antes pelo Drive, com exclusividade. A newsletter é produzida para assinantes pela equipe de jornalistas do Poder360. Conheça mais o Drive aqui e saiba como receber com antecedência todas as principais informações do poder e da política.
Ministério da Saúde de Lula tem ao menos 7 cotados
Confira o conteúdo completo em Poder 360. Todos os Direitos Reservados.