O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, apresentou e defendeu o novo modelo de contratualização da pasta com os hospitais filantrópicos capixabas em reunião na comissão temática da Casa. Com a mudança, o repasse de recursos a essas instituições para a prestação de serviço passa a ser mais focado em aspectos qualitativos.
O titular da secretaria explicou que desde 2019 estava em pauta a elaboração de diretrizes diferentes para uma nova contratualização. A medida era necessária diante das conhecidas reclamações de subfinanciamento apresentadas pelas instituições filantrópicas, acarretando um cenário de desequilíbrio econômico.
As discussões foram feitas com a participação da Federação das Santas Casas e os Hospitais Filantrópicos do ES (Fehofes). Segundo disse o secretário, no modelo anterior, quanto mais procedimentos o hospital realizasse no atendimento ao paciente, mais incrementaria o faturamento, “não necessariamente agregando valor ao cuidado daquele paciente.”
“Decidimos então partir para o princípio de simplificação de formalidades, territorialização, garantia do acesso e desjudicialização, responsabilização pelo cuidado e isonomia na relação entre o Estado e entidade filantrópica”, destacou o convidado.
Titular da pasta estadual defendeu mudança como maneira de enfrentar o subfinanciamento dos hospitais filantrópicos capixabas
Nésio apresenta modelo de contratualização na Saúde
Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES
Nésio apresenta modelo de contratualização na Saúde