Programa Jovem Aprendiz Correios prevê contratos de um ano com a possibilidade de renovação por até mais um ano.
Já tradicional, o projeto de contratação de jovens aprendizes pelos Correios busca jovens para realização de diversas atividades, como transportar documentos entre as áreas internas; receber, expedir e arquivar documentos; repor material de expediente; apoiar a realização de eventos; auxílio no atendimento ao público e outras funções indicadas nos editais.
Nem todos podem participar do programa Jovem Aprendiz Correios, pois com o programa a empresa estatal busca oferecer oportunidades principalmente para pessoas de baixa renda que estudam em escolas públicas ou concluíram seus estudos nessas instituições.
O programa é realizado em um sistema duplo, composto por etapa teórica de formação profissional técnica em entidade qualificada em formação técnico-profissional, e fase prática nas instalações dos Correios, onde os jovens recebem orientação de funcionários do Serviço Postal devidamente treinados.
A carga horária dos aprendizes é de 20 horas semanais, com salário entre R$ 516,66 a R$ 716,09 mensais, além do vale-transporte, vale-refeição ou alimentação e uniforme.
No entanto, atualmente os Correios não estão disponibilizando novas vagas para o programa, porque está realizando a convocação dos aprovados de 2020 que não puderam ser convocados já que o programa foi suspenso em decorrência da pandemia de covid-19.
Requisitos para participar do Jovem Aprendiz Correios
Conforme edital publicado na última edição do programa, em 2020, os requisitos para participação no programa Jovem Aprendiz Correios são os seguintes:
- Ter nacionalidade brasileira ou estrangeira, se residente no Brasil há mais de quinze anos ininterruptos, sem condenação penal;
- Ter entre 14 e 22 anos completos, no ato da contratação. A idade máxima prevista não se aplica aos candidatos do grupo de pessoas com deficiência;
- Estar cursando, no mínimo, o 6º (sexto) ano do ensino fundamental;
- Estar matriculado e frequentando a escola (caso não haja concluído o ensino médio);
- Não ter sido contratado anteriormente como Jovem Aprendiz Correios e/ou mantido vínculo empregatício com a empresa;
- Não haver concluído, a qualquer tempo, curso de aprendizagem de conteúdo programático similar ou idêntico ao proposto pelo programa;
- Ter disponibilidade para cumprir a jornada de aprendizagem, conforme previsto no edital;
- Aderir e se comprometer a cumprir o Código de Ética e Normas de Conduta dos Correios e os demais regulamentos.
Como participar?
No momento, o programa Jovem Aprendiz Correios não está com inscrições abertas. A empresa está realizando a convocação dos aprovados no programa de 2020 que precisou ser suspenso em decorrência da pandemia de covid-19.
A convocatória está sendo feita de forma gradual em várias cidades do país, e vai continuar até que o número de candidatos aprovados preencha o número de vagas anunciadas no edital. Na época, o programa disponibilizou 4.462 vagas, sendo 815 para negros e pardos e mais 660 para pessoas com deficiência.
Contudo, os interessados em futuras oportunidades devem estar atentos à página dos Correios que divulga os concursos e programas de estágio e de jovem aprendiz realizados pela empresa estatal.
Ao clicar na opção “Jovem Aprendiz”, serão apresentados os processos de seleção já encerrados e, quando novas oportunidades forem disponibilizadas, os programas em andamento.