Socióloga virá a Piúma lançar o livro “Estupros Consentidos” e participará de uma Roda de Conversa com estudantes
A socióloga, Neide Lima, foi convidada pelo Jornal “Espírito Santo Notícias” para lançar o seu livro, “Estupros Consentidos”, em Piúma. Na ocasião, explicará o título da obra aos estudantes da “Educação para Jovens e Adultos”, da Rede Municipal de Educação, e também, aos estudantes do Ensino Médio da Escola “Professora Filomena Quitiba”.
O livro vem gerando bastante comentários nas redes sociais e críticas por conta do forte título escolhido pela autora, que participará de uma “Roda de Conversa”, no próximo dia 23, na Escola “Lacerda de Aguiar”, em Piúma, às 19h30.
Na Cidade das Conchas, a jornalista Luciana Maximo, com apoio do Coletivo de Fortalecimento e Empoderamento da População Negra do Estado, núcleo Piúma, escolheu a classe estudantil como público alvo para o lançamento; bem como, professores, pedagogos, diretores e outros convidados. “A ideia é abrir o debate sobre o tema. Há estupro consentido? Esta pergunta a autora Neide Lima responde com maestria, uma vez que a obra é narrada por ela, contudo, traz no bojo uma história real contata no leito de morte em um hospital. A personagem principal consentia os estupros na frenética busca de encontrar o seu amor. Queremos oportunizar o debate na escola, sabemos que nem todos têm condições de comprar o livro, mas todos podem ter acesso à escritora, ao debate e quem sabe, compartilhar a história com outros. Eu gostaria muito de ver o espaço cedido da escola com um público participativo”, ressaltou Luciana.
Caso você que está lendo esta notícia queira comprar o livro, ir ao lançamento em Piúma, entra em contato com o jornal, no fone (28)99883-7453 para viabilizarmos uma cadeira e sentar-se à roda.
Neide Lima frisou que a obra dialoga com a história de uma mulher de 40 anos que morre de câncer após contrair uma DST – Doença Sexualmente Transmitida e traz nas entrelinhas um pouco da sua própria história e tantos fragmentos de muitas que se verão nos capítulos escritos pela socióloga.
Luciana Maximo assegura que ficou surpresa quando a autora disse que foi depois dela visitar Piúma e ser estimulada a escrever uma crônica de suas experiências vividas naquele passeio de 2019, que a obra começou a ser gerada no imaginário da psicanalista Neide Lima.
Em tempo, Luciana agradeceu à escritora, que gostou muito da ideia de vir fazer o lançamento da obra em Piúma e participar de uma roda de conversa. “Gratidão Neide Lima, gratidão Valéria Marconi, diretora do Lacerda, gratidão Janaína Calenzani, professora de Língua Portuguesa do “Filomena Quitiba”, gratidão pedagoga Neuzimar Taylor, gratidão Coletivo de Empoderamento, gratidão Mara Marcarini, secretária de Educação de Piúma. Muito agradecida a todos”.
História real
“Estupros Consentidos em busca de um amor é a história real de uma mulher que em sua ânsia para encontrar o amor, tinha relações sexuais com vários parceiros, sem nunca usar preservativos. Aos 50 anos de idade ela morre de câncer generalizado que começou com o vírus do HPV. Quando chega no oncologista não há mais nada para fazer”, frisou Neide.
Segundo autora, no leito de hospital, a mulher, já desenganada pelos médicos, conta toda a sua história para ela e pede que não deixasse outras mulheres morrerem por não usarem preservativos e nem fazer o exame Papanicolau. (o chamado exame preventivo).
Uma história real e muito triste. A mulher que deu origem ao livro, teve câncer na garganta que começou com o vírus HPV contraído por meio de sexo oral que fazia com vários parceiros. O câncer a obriga extrair as amigdalas. “Foi um processo doloroso, pois além da extração das amigdalas teve de passar por seções de radioterapia, quimioterapia e cauterizar as verrugas que tinha na garganta.
Aos 50 anos, a mulher, personagem da obra, volta ao mesmo setor de Oncologia, no mesmo hospital, desta vez para retirar o útero, o ovário e as trompas de falópio, já sabendo no fundo do coração e na mente que já está à beira da morte. “Neste instante de dor e reflexão, ela começa a fazer um relato completo de toda a sua vida, desde o nascimento até aquele momento. Uma narrativa verdadeira, contando seus medos, esperanças e decepções, fracassos e muitas tentativas em busca de um amor que ela acreditava encontrar em algum lugar. Assim vai se violentando e permitindo os seguidos estupros consentidos”, ressaltou a autora da obra.
Para saber mais, adquira o livro que será comercializado a R$30.00 e pode ser pago pelo PIX e autografado quarta-feira,23.
Compartilhe nas redes sociais
Fonte: Espírito Santo Notícias – Notícias de Piúma a Cidade das Conchas