26.5 C
Marataizes
segunda-feira, janeiro 6, 2025
26.5 C
Marataizes
segunda-feira, 6 janeiro 2025
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasGoverno ESTSE torna inelegíveis 91 pessoas do Espírito Santo para eleição de 2022

TSE torna inelegíveis 91 pessoas do Espírito Santo para eleição de 2022

 O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou a lista dos políticos, entre gestores de empresas e órgão públicos que estão impedidos de participar das eleições deste ano e no Espírito Santo são 91 pessoas.

Há na relação atuais e ex-prefeitos, ex-dirigentes de empresas públicas, tanto federal quanto estadual, ex-sindicalista, entre outros. O TSE diz que o banimento se deve às pessoas com contas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas da União (TCU.

A irregularidades apontada pelo TCU serviu de base para o TSE justificar a inelegibilidade dos 91 cidadãos do Espírito Santo. O Tribunal diz que os partidos políticos não poderão referendar os nomes dessas pessoas em convenção partidária, para a escolha de deputados estaduais e federais, senador ou governador. Segundo o TSE, a proibição decorre da violação da línea g do inciso I do artigo 1º da Lei de Inelegibilidades (Lei Complementar nº 64/1990).

Essa é a legislação que proíbe d quem teve as contas de exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável, vir a se candidatar. O ato registrado pelo TCU, de acordo com o TSE, caracteriza “ato doloso de improbidade administrativa, por meio de decisão irrecorrível do órgão competente. A regra vale por oito anos contados da data da decisão”. A relação completa dos 91 moradores do Espírito Santo pode ser lida, nas quatro páginas em arquivo PDF, neste link. https://www.tse.jus.br/eleicoes/gestores-com-contas-irregulares/consulta-das-contas-irregulares-tcu/contas_irregulares_tcu_view?uf=ES

LISTA – A listagem com os 91 nomes se inicia com o ex-prefeito de São Mateus, Amadeu Boroto (PP); atual prefeito de Linhares, Guerino Luiz Zanon (MDB); ex-Prefeito Municipal de Marechal Floriano, Elias Kiefer; ex-prefeito de Viana, José Luiz Pimentel Balestreto; ex-prefeito de Alegre e do município de Ibitirama e ex- deputado estadual, Paulo Lemos; ex-prefeito de Barra de São Francisco, Waldeles Cavalcante (PSD).

A listagem ainda tem os nomes dos ex-presidentes da Codesa Fabio Nunes Falce e Henrique Germano Zimmer, ex-secretário municipal de Agricultura de Nova Venécia, Natalino Cassaro; o ex-coordenador de Qualificaçâo Profissional do SINE, Arizio Ribeiro Brotto, empresário Pedro Dadalto, do grupo Dadalto, em liquidação judicial; ex-funcionária do Governo do Estado encarregada de gerenciar o então Corredor de Exportação, Sandra Maria Ferraz Stheling, entre outros menos conhecidos.

Fonte: Publicado por Redação VitóriaNews

Editor
Editor
Roberta Carvalho editora do Portal Maratimba

Confira Também

NOVA ORLA MAROBÁ

Isso vai fechar em 0 segundos