25.1 C
Marataizes
sexta-feira, dezembro 13, 2024
25.1 C
Marataizes
sexta-feira, 13 dezembro 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasCursos & ConcursosO que vai cair no concurso do Banco do Brasil 2021?

O que vai cair no concurso do Banco do Brasil 2021?

Faltam poucas semanas para o concurso do Banco do Brasil 2021. Você se inscreveu? Como foi a sua preparação? Ainda dá tempo de preparar-se e fazer uma boa prova.

O prazo para as inscrições foi encerrado no dia 07 de agosto. Conforme informações, o concurso teve mais de 1,5 milhão de inscrições, transformando-se no maior processo de seleção da história do país

O que deve cair no concurso do Banco do Brasil 2021?

Como já sabemos, faltam poucas semanas para o concurso do Banco do Brasil 2021. A prova será realizada em todos os estados do território nacional no dia 26 de setembro de 2021.

Mas afinal, quais conteúdos devem ser priorizados nos estudos? Vamos ver quais matérias devem ser aprofundadas para a prova. Por outro lado, veremos algumas recomendações que podem te ajudar a ficar mais perto da aprovação no concurso do Banco do Brasil 2021.

Fachada do edifício sede do Banco do Brasil, em Brasília: concurso do Banco do Brasil 2021
Edifício sede do Banco do Brasil, em Brasília – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Vamos lá!

O concurso do BB possui quatro etapas de avaliação. As duas primeiras incluem uma prova objetiva e uma redação dissertativa-argumentativa. Ambas serão realizadas no mesmo dia, 26 de setembro de 2021, com duração de 5 horas.

A prova objetiva será composta por 70 questões, sendo 25 de Conhecimentos Básicos e outras 45 de Conhecimentos Específicos.

A estrutura do concurso do Banco do Brasil 2021 é a seguinte:

Conhecimento básico

  • Língua portuguesa (10 questões com peso 1,5);
  • Língua inglesa (5 questões com peso 1);
  • Matemática (5 questões com peso 1,5);
  • Notícias do mercado financeiro (5 questões com 1 ponderação).

Conhecimento específico – Agente comercial

  • Matemática financeira (5 questões com peso 1,5);
  • Conhecimento bancário (10 questões com peso 1,5);
  • Conhecimentos de informática (15 questões com peso 1,5);
  • Vendas e negociação (15 questões com peso 1,5).

Conhecimento específico – Agente tecnológico

  • Probabilidade e estatística (5 questões com peso 1,5);
  • Conhecimento bancário (5 questões com peso 1,5);
  • Conhecimentos de informática (35 questões com peso 1,5).

Como passar no Concurso de Escriturário do BB – Banco do Brasil?

Quais são os assuntos que mais caem?

O assunto mais relevante para o Agente Tecnológico é o Conhecimento em Informática, com 35 questões, maior número de questões da prova e com maior ponderação, totalizando 52,5 pontos em um total de 100.

Logo depois, Probabilidade e Estatística; e Conhecimento Bancário com 5 questões cada e ponderação de 1,5, atribuindo-se 7,5 pontos a cada disciplina.

Em relação ao Agente Comercial, duas disciplinas são mais relevantes, sendo Conhecimentos de Informática com 22,5 pontos; e Vendas e Negociação também com 22,5 pontos.

Depois temos a disciplina de Conhecimento Bancário com 15 pontos e Matemática Financeira com 7,5 pontos.

Na parte básica, para os dois, ainda temos a língua portuguesa, que vale 15 pontos; Matemática vale 7,5 pontos.

Redação dissertativa-argumentativa

Além das questões de múltipla escolha, os participantes do concurso do Banco do Brasil 2021 deverão redigir um texto dissertativo-argumentativo.

Vale lembrar que nesse tipo de redação, o autor deve buscar persuadir os leitores sobre a validade de um ponto de vista.

O texto deve ter uma tese central, geralmente apresentada já no primeiro parágrafo. Os demais parágrafos são dedicados a desenvolver os argumentos a favor da tese defendida.

A conclusão é apresentada em forma de síntese, e pode conter com propostas de solução para os problemas discutidos no texto.

Lembre-se que mesmo tratando-se de defender um ponto de vista, é muito importante que essa defesa seja feita com argumentos e conhecimentos sólidos.

Dicas para uma boa redação

Uma boa redação deve atender a certas características como: clareza, concisão, coerência e coesão, entre outras. Isso a fim de captar a atenção e atingir os objetivos desejados.

Aqui, compartilhamos uma série de dicas que o ajudarão na redação da prova do concurso do Banco do Brasil 2021.

Tenha clareza sobre o tipo de texto

É preciso ter clareza sobre o propósito que se busca com o texto que vai ser escrito. Nesse caso, tenha em conta que se trata de um texto dissertativo-argumentativo. Isso significa que é preciso expressar um ponto de vista, e, logo, sustentar essa tese.

Linguagem formal

Não se pode dizer que exista um português certo e outro errado. No entanto, em provas como o concurso do Banco do Brasil 2021, é preciso usar a norma culta da língua, isto é, a língua formal.

Portanto, atenção à ortografia e à gramática.

Para dar coerência e coesão às frases e parágrafos, use adequadamente os conectores textuais.

Reveja a organização e as partes da redação

Organize as ideias que forem necessárias para o conteúdo. Para isso, leve em consideração o propósito, e apresente suficientes argumentos para sua tese.

Além disso, trate de ter clareza no que pretende comunicar.

Preparação para o concurso do Banco do Brasil 2021

Estamos a poucas semanas da realização do concurso, mas ainda há tempo para você se preparar.

Crie seu cronograma de estudos

Existem diferentes tipos de concurseiros, mas, ao estudar, todos devem ter uma boa organização de horários e disciplina.

Caso contrário, você perderá seu tempo com uma preparação sem foco. Aprenda algumas dicas para ajudá-lo a criar um cronograma de estudos!

Tempo de estudo

Se você se dedica exclusivamente aos estudos, deve estudar 6 ou 7 horas por dia de segunda a sábado, totalizando 42 horas semanais.

Se você for estudante ou trabalhar, terá que ajustar o tempo para contar com algumas horas semanais de estudo. Além disso, pode compensar a diferença nos finais de semana.

Uma boa dica é: estude os tópicos que são mais interessantes para você quando estiver cansado ou com sono.

Nunca estude um assunto que você não gosta muito sob essas condições, isso não servirá.

Procure ajuda

Sem dúvida a maioria dos participantes do concurso deve preparar-se sozinha. No entanto, se você tiver dificuldades, especialmente com os temas específicos sobre o sistema financeiro e sobre o banco, pode contratar um profissional.

Existem diferentes instituições que oferecem a possibilidade de preparação para esse tipo de concursos. Além disso, é possível conseguir professores e professoras particulares.

Como vimos, o conhecimento em vendas e comércio é uma das prioridades a estudar, seguido do conhecimento em informática, por isso deve organizar o seu tempo com base nestas duas disciplinas.

Veja mais informações no site da Cesgranrio, que organiza o concurso.

Casagrande: Governo investirá R$ 32 bilhões e criará 100 mil empregos até 2022

Em conclusão

Como você viu, os assuntos que vão cair na prova do concurso Banco do Brasil são variados. O que você deve levar em consideração aqui é o seguinte: antes de mais nada, organize o seu tempo de forma que você possa aproveitar as últimas semanas antes da prova para estudar.

Lembre-se que a prova será no dia 21 de setembro de 2021, ou seja, você tem a grande oportunidade de se organizar para ser mais eficaz nesses últimos dias.

Em segundo lugar, mesmo estando próxima à data, procurar uma instituição que permita que você tenha uma preparação adequada, neste caso, pode ajudar.

Por fim, te desejamos uma excelente prova do concurso do Banco do Brasil 2021.

Confira Também