23.9 C
Marataizes
segunda-feira, dezembro 23, 2024
23.9 C
Marataizes
segunda-feira, 23 dezembro 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
Corpo e Boa FormaSe liga no Período fértil: Saiba quais são os sinais que deve...

Se liga no Período fértil: Saiba quais são os sinais que deve observar

Conheça seu corpo: período fértil.

A ovulação faz parte do ciclo reprodutivo feminino. Trata-se do processo pelo qual um ovário libera um óvulo, que migra para a trompa de Falópio.

Então, o óvulo está pronto para ser fertilizado nas próximas 12 a 24 horas. Quando o óvulo é fertilizado, ele se aninha no útero sendo liberado um hormônio que impede a menstruação.

Período fértil
Se a fertilização não ocorrer dentro de 12-24 horas, o óvulo não é mais fertilizável – Imagem: Pixabay

Se a fertilização não ocorrer dentro de 12-24 horas, o óvulo não é mais fertilizável sendo expelido com o endométrio durante o sangramento menstrual. Saber quando você está ovulando pode ajudar a planejar ou prevenir a gravidez.

É por esta razão que vamos apresentar-lhe vários métodos de “controle do período fértil”, ou seja, meios que nos ajudarão a descobrir quando o seu período fértil está mais ou menos sujeito à gravidez. Portanto, preste muita atenção!

Procedimentos

Alguns procedimentos podem ajudar a identificar o período fértil; veja.

Método 1: medir a temperatura corporal basal

A temperatura basal é a temperatura do corpo medida imediatamente após a pessoa acordar, antes de qualquer atividade física.

Primeiro, compre um termômetro basal. Para determinar e monitorar regularmente sua temperatura corporal basal, você precisa de um termômetro basal.

Você pode comprar termômetros basais na farmácia. A embalagem geralmente contém um gráfico que o ajudará a controlar a temperatura.

Meça e registre sua temperatura corporal basal diariamente durante vários meses. Para determinar o valor exato, você precisa medir a temperatura no mesmo horário todos os dias: imediatamente após acordar.

Mantenha o termômetro basal ao lado da cama. Tente medir a temperatura na mesma hora todos os dias, imediatamente após acordar.

A temperatura corporal basal pode ser determinada por via oral, retal ou vaginal. Independentemente do método que você escolher, você apenas precisa segui-lo.

Você precisa medir a temperatura por vários meses para ver alguns padrões.
Depois, procure um aumento de vários dias nos números.

Na maioria das mulheres, a temperatura aumenta cerca de meio grau por pelo menos três dias durante a ovulação.

Dessa forma, você conhecerá sua temperatura basal para determinar exatamente quando esse aumento ocorre a cada mês, pois isso permite que você determine com antecedência quando vai ovular.

Tente prever sua ovulação

Depois de tomar sua temperatura todas as manhãs por vários meses, dê uma olhada nos gráficos e tente saber quando você está ovulando.

Após determinar um padrão de aumento a cada mês, você pode prever sua ovulação fazendo o seguinte:

  • Descubra quando a temperatura está aumentando constantemente a cada mês;
  • Marque dois a três dias antes do aumento da temperatura como possíveis dias de entrada;
  • Também pode ser útil mostrar esses registros ao seu ginecologista se você suspeitar que tem problemas de fertilidade.

Limitações

Compreenda as limitações deste método. Embora seja uma ferramenta útil, você deve ter clareza sobre suas limitações.

  • Você pode não conseguir encontrar um padrão. Se você não puder determinar um padrão por vários meses, deverá usar outros métodos para determinar.
  • A temperatura basal pode ser alterada por mudanças em seu ritmo diário. Isso pode ser causado por turnos noturnos, dormir muito ou pouco, viajar ou consumir álcool.
  • Essa temperatura também pode ser confusa em épocas de estresse, viagens, ou devido a certas doenças.

Veja também: É possível perder 5 kg em 1 semana?

Método 2: examine o muco cervical

O muco cervical, também chamado fluido vaginal, é um dos principais componentes dos corrimentos vaginais.

Comece a examinar o muco cervical. Inicie logo após o término do seu período, e examine o muco cervical imediatamente após se levantar pela manhã.

Você pode se limpar com um pedaço de papel higiênico limpo e examinar o muco que encontrar ali, colocando-o entre os dedos.

Registre o tipo e a consistência e observe se está faltando.

Aprenda a distinguir entre os diferentes tipos de muco cervical. O corpo feminino produz vários tipos durante o ciclo mensal, à medida que os níveis hormonais flutuam e certos tipos de muco cervical indicam a gravidez.

É assim que o corrimento vaginal muda durante o ciclo:

Durante o período menstrual, seu corpo secreta sangue menstrual, que é composto do revestimento uterino rejeitado e óvulos não fertilizados.

A maioria das mulheres não tem secreção nos primeiros três a cinco dias após a menstruação. Se não for descartado, é altamente improvável que uma mulher engravide durante esse período.

Após esses dias sem corrimento, as mulheres geralmente podem observar um muco cervical turvo. Esse tipo de muco cervical forma um tampão no canal cervical, o que garante que nenhuma bactéria entre no útero e seja difícil para os espermatozoides entrarem. É improvável que uma mulher engravide durante este período.

Então você começa a notar uma secreção “cremosa” branca ou amarela semelhante em consistência a um creme ou loção. Durante esse período, a mulher é mais fértil, mesmo que não seja o pico da fertilidade.

Depois disso, o muco fica mais fino, elástico e aquoso e se parece um pouco com a proteína crua. É fino o suficiente para esticar um fio de vários centímetros entre os dedos.

No último dia da fase de muco cervical “proteico” ou no dia seguinte, começa a ovulação. Essa proteína do muco cervical indica alta fertilidade e serve como terreno fértil para os espermatozoides, tornando-a a fase mais fértil de uma mulher.

Após esta fase e ovulação, a secreção torna-se turva e pegajosa novamente.

Monitore e observe a evolução do muco cervical por vários meses. Demorará alguns meses até que você consiga ver um padrão regular.

Escreva a consistência de vários meses em um diagrama. Observe o diagrama e tente ver um padrão nele.

No final da fase de muco cervical “proteica”, começa a ovulação.

Para determinar com mais precisão sua ovulação, faz sentido registrar a consistência do muco cervical com a temperatura corporal basal e encontrar a concordância das duas observações.

Atenção aos sinais do próprio corpo

Além disso, as mulheres devem estar atentas às secreções vaginais, e em alguns casos devem buscar um ginecologista, como afirma matéria publicada no site da Sociedade Brasileira de Clínica Médica.

Conclusão

Como visto, a observação do próprio corpo pode ajudar a mulher a identificar seu período fértil.

A primeira forma que apresentamos, consiste em identificar o padrão da temperatura basal, aquela medida logo pela manhã.

Por outro lado, tomar conhecimento das características do fluido vaginal é outra forma de identificar seu período fértil.

Confira Também