A Festa literária internacional de Vargem Alta irá apresentar na mesa de debate o tema “Educação Emancipadora”, trazendo à tona questões sobre a cultura, tradição e história negra dentro do contexto educacional. A conferência acontece na sexta-feira (19), as 20 horas, ao vivo no site do evento do youtube.
A mesa é direcionada à discussão do papel da escola em trazer o debate de questões voltadas para a cultura e história africana e afrobrasileira, de forma positiva e menos preconceituosa de maneira a protagonizar personalidades negras que possam ser referencias para os alunos nas esferas literárias e sociais. Essa abordagem traz o foco para as escolas como espaço capaz de se revelar um importante local social onde sua prática podem ser menos etnocentristas e hegemônicas, contribuindo para uma formação mais descolonizada e plural em que as representações negativas sobre o negro não devem ser difundidas.
Para a discussão terá a participação de Arilson Ventura, quilombola e coordenador nacional da CONAQ (Coordenação Estadual e Nacional de Quilombolas), que será o mediador. O convidado César Huapaya, professor do Centro de Artes da UFES, doutor e pós-doutor em Estética e Tecnologia da Criação Artística, com especialização em Teatro/Etnocenologia/Performance pela UNIVERSIDADE PARIS 8, Vincennes Saint-Denis, na França. E Osvaldo de Oliveira, mestre e doutor em Antropologia Social e professor no Departamento e no Mestrado de Ciências Sociais da UFES.
O evento que acontecerá pela internet por causa da pandemia poderá ser acessado gratuitamente pelo site www.literalta.com.
LITERALTA
A 1ª LITERALTA é uma realização do Coletivo Campo Aberto e da empresa PAISAGEM e foi contemplado no Edital do Inciso III – Artes Integradas promovido pela Secretaria de Cultura do Espírito Santo através de recursos da Lei Aldir Blanc, via Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo e Governo Federal.
Serviço:
LITERALTA – Festa Literária Internacional de Vargem Alta
Dias: 16 a 21 de fevereiro de 2021
Evento: Online
Site: www.literalta.com
Público-alvo: escritores, educadores e interessados em geral.
Inscrições Abertas e Gratuitas
Redes Sociais
www.instagram.com/festa.literalta
www.twitter.com/literalta
www.facebook.com/literalta
https://www.youtube.com/channel/UC4WLLQjRfYyQjpb9oU0norA
Biografia dos participantes da mesa de debate
Osvaldo de Oliveira
Mestre e doutor em Antropologia Social e professor no Departamento e no Mestrado de Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo. Desde 1997 desenvolve pesquisas em comunidades dos quilombos e com agrupamentos de culturas afro-brasileiras no estado Espírito Santo.
Cesar Huapaya
Fundador do Grupo de Teatro Experimental Capixaba em 1977, encenador performer de teatro, cinema e música. Bacharel em Artes Cênicas pela UNI-RIO; Pós-Graduado em Teoria e Prática do Teatro, pela UFRJ; Mestre em Teatro pela UNIVERSIDADE PARIS 8, Doutor e pós-Doutor em Estética e Tecnologia da Criação Artística, com especialização em Teatro/Etnocenologia/Performance pela UNIVERSIDADE PARIS 8, Vincennes Saint-Denis, na França e no IRIS na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris (EHESS). É professor Associado da Universidade Federal do Espírito Santo, do Centro de Artes, onde leciona as disciplinas Artes da Performance, Antropologia do teatro, Interpretação e direção (teatro e cinema). Foi aluno e trabalhou sob a orientação de Jean-Marie Pradier (Paris 8), Jean Bazin (EHESS), Jerzy Grotowski (Collège de France), Eugenio Barba, Jacques Derrida, Pierre Bourdieu (EHESS), Bernard Müller (IRIS, Paris) e Gerd Bornheim (UFRJ). Professor convidado e membro do grupo (IRIS)de Antropologia do teatro da École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris (EHESS) e do Laboratório de Etnocenologia da Universidade Paris 8. Coordenador do Núcleo de Performance e Antropologia do Teatro do CNPq do Centro de Artes da UFES. Vitória. ES. Brasil.
Arilson Ventura
Quilombola de Monte Alegre – Cachoeiro de Itapemirim. Coordenador Executivo da Coordenação Estadual Quilombola do ES. Coordenador Nacional da CONAQ – Coordenação Nacional de Quilombolas. Conselheiro Municipal de Promoção de Igualdade Racial de Cachoeiro de Itapemirim. Conselheiro Estadual de Promoção de Igualdade Racial do Espírito Santo.
Compartilhe nas redes sociais
Fonte: Espírito Santo Notícias