26.1 C
Marataizes
segunda-feira, dezembro 16, 2024
26.1 C
Marataizes
segunda-feira, 16 dezembro 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasGeralFórum vai debater políticas públicas de direitos humanos para as empresas

Fórum vai debater políticas públicas de direitos humanos para as empresas

Foto ilustrativa. (Site contagem.mg.gov.br)
Iniciativa é parte da campanha Responsabilize-se. Proposta do Ministério da Mulher, da Família e do Direitos Humanos para incentivar ações de direitos humanos no ambiente corporativo
Um encontro de especialistas, autoridades nacionais e internacionais e sociedade civil vai realizar um debate importante: os impactos da atividade empresarial sobre os direitos humanos. A iniciativa é do Ministério da Mulher, da Família e do Direitos Humanos (MMFDH) ao promover no dia 9 de março o 1º Fórum Nacional Responsabilize-se: reflexões sobre a construção de uma política pública sobre direitos humanos e empresas.

O debate é mais um passo na construção de um Plano Nacional de Ação em Direitos Humanos e Empresas no Brasil. O documento deve trazer diversas abordagens sobre a temática para tratar da responsabilidade solidária e compartilhada entre Estado, empresas e sociedade na defesa de direitos e no enfrentamento a violações de todos os tipos.

A implementação do plano vai ao encontro dos Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), das diretrizes para Multinacionais da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e de convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Segundo a secretária nacional de proteção global, Mariana Neris, o respeito aos direitos humanos é de extrema importância para um ambiente corporativo. “Nós precisamos levar os princípios de direitos humanos para todos os ambientes, incluindo as relações dentro das empresas e fora delas, junto às comunidades e à sociedade. Os direitos humanos são para todos, em qualquer lugar”, afirma.

Campanha

O evento, que acontece às 17 horas com transmissão pelas redes sociais do MMFDH, é parte da campanha Responsabilize-se, lançada pela Pasta no dia 9 de fevereiro. O objetivo é mobilizar as empresas e multinacionais a assumirem um compromisso pelo respeito aos direitos humanos e pela adoção de políticas e condutas empresariais responsáveis.

A campanha é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Proteção Global (SNPG) do MMFDH, com o apoio do Ponto de Contato Nacional da OCDE, da Secretaria-Executiva da Câmara de Comércio Exterior do Ministério da Economia.

Diretrizes

Em 2011, o Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas aprovou os Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos, constituído por três pilares: o papel do Estado na proteção dos direitos humanos, a responsabilidade das empresas de respeitar os direitos humanos, e, o papel que ambos, Estado e empresas, têm na reparação de direitos em situação de violação.

No Brasil, o Decreto nº 9.571/2018 estabeleceu as diretrizes nacionais sobre empresas e direitos humanos e representou um marco no compromisso governamental para a proteção e a defesa dos direitos humanos no ambiente empresarial.

Confira Também