Desde de 2014 a ração balanceada vem sendo distribuída aos pecuaristas do município de Itapemirim, onde o objetivo é estimular uma maior produção de leite, gerando emprego e renda, além de fortalecer a agricultura familiar. Pensando em ampliar essa distribuição a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural está realizando um minucioso estudo técnico e analise da Lei que regulamenta este programa.
Há pouco mais de dois meses à frente da pasta, o secretário, Clodoaldo Leal Ferreira, logo assim que assumiu, iniciou um estudo em cima do decreto que regulamenta o programa, que possibilitasse melhorar o planejamento dos novos métodos de aquisição e distribuição destes insumos. A ideia é que as novas medidas que possivelmente possam surgir depois das análises técnicas possibilitem beneficiar o pequeno produtor, aqueles que por alguma dificuldade documental não era incluído.
Este programa gera uma grande economia para o produtor, permitindo que este invista em benfeitorias rurais, como o melhoramento das instalações físicas, dando mais segurança ao trabalhador, assim como um tratamento mais adequado ao animal. A cada ano o projeto vem crescendo e fortalecendo ainda mais o produtor. Segundo Clodoaldo, a entrega da ração balanceada para os animais é feita mensalmente e a ideia é expandir esse projeto.