25 C
Marataizes
terça-feira, dezembro 17, 2024
25 C
Marataizes
terça-feira, 17 dezembro 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
CidadesItapemirimProfissionais que atuam na linha de frente contra coronavírus serão primeiros vacinados...

Profissionais que atuam na linha de frente contra coronavírus serão primeiros vacinados em Itapemirim

O Município de Itapemirim recebeu na tarde desta terça-feira (19), as primeiras 271 doses da vacina contra Covid-19 para iniciar a imunização na cidade.

Os primeiros contemplados, com as primeiras vacinas, serão os profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à pandemia. As primeiras doses serão administradas nesta quarta-feira, dia 20 de janeiro, a partir das 8 horas, no Ginásio Municipal Rennan Alves Góes.

A campanha de vacinação foi tema da reunião com equipe da Secretaria Municipal de Saúde na tarde desta terça-feira (19). Onde foi pré-estabelecido a logística para o início da imunização. O plano prevê que à aplicação das doses, nesta fase, serão vacinados profissionais dos dois hospitais, Unidade Sentinela, Equipe de Resgate e vacinadores. Para receber a vacina será indispensável levar um documento com foto, cartão do SUS, comprovante de trabalhador da área de saúde (ativo).

Segundo o prefeito de Itapemirim, Dr. Thiago, o Município está preparado para começar a imunização. Ele informa que a Secretaria de Saúde tem um plano de vacinação com as estratégias traçadas, tem os equipamentos necessários, uma equipe qualificada e os imunizantes enviados pelo governo estadual. Thiago diz está confiante que todos de Itapemirim recebam a vacina contra a Covid-19, para que o ciclo de transmissão seja interrompido o mais rápido possível.

A secretária de Saúde de Itapemirim, Dra. Karen Maria do Nascimento Elias, lembra que a princípio o município recebeu apenas 271 doses da vacina contra Covid-19, portanto é fundamental a compreensão da população que a vacinação aqui no município seguirá os critérios previsto no Plano Estadual de Vacinação, onde serão imunizados alguns grupos prioritários: trabalhadores da Saúde, pessoas acima de 75 anos, pessoas de 60 anos e população indígena.

É preciso que a vacinação alcance um número muito grande de pessoas para que seja alcançada à chamada imunidade de grupo. Por isso, a população não pode relaxar com os cuidados básicos: sempre usar máscara ao sair de casa; higienizar as mãos sempre que possível; manter o distanciamento social; não compartilhar utensílios pessoais; manter os ambientes limpos e ventilados; ficar em isolamento social, em caso de sintomas gripais.

Confira Também