Devido a classificação moderada, em que se encontra o Município de Itapemirim no último mapa de risco divulgado pelo Estado, o Sistema de Comando em Operações (SCO), se reuniu na manhã de ontem, quinta-feira (03) com representantes das Secretarias de Saúde, Turismo, Defesa Social, Procuradoria Geral, Serviços Públicos e Integridade Governamental e Transparência, para traçar novas estratégias para fazer cumprir o decreto que regulariza as questões relacionadas ao Covd-19, que matou mais um milhão, quatrocentos e noventa mil pessoas no mundo segundo a OMS.
Entre os assuntos abordados na reunião, que ficou sob a coordenação de Luciana Peçanha (SCO), foi ratificado que o município vai reforçar as medidas protetivas contra o Covid-19 em diversos setores importantes da administração pública, como divulgação em massa, de peças publicitárias produzidas especificamente para informar e alertar sobre a obrigatoriedade do cumprimento das medidas pré-estabelecidas pelo Estado do Espírito Santo, mediante aos decretos e portarias lançado no Diário Oficial do Estado.
Uma das informações apresentadas pela Secretaria de Saúde de Itapemirim, é que a Unidade Sentinela na Vila, vem registrando uma média de 80 atendimentos diários. Os números de casos de Coronavírus estão aumentando numa proporção muito rápida, deixando o Sul do Estado sem vagas de UTIs, consequentemente colocando em risco a vida dos que contraírem o Covid.
Na reunião foi discutido e aprovado que a Secretaria de Serviços Públicos, viabilizar a limpeza e higienização das ruas, praças, pontos de ônibus, chegadas dos hospitais e Unidades de saúde, além de outros pontos que o SCO julgar necessário.
De uma forma preventiva quanto ao risco eminente do município entrar numa classificação de “Auto Risco”, a Defesa Social foi acionada, para darem suportes aos setores de fiscalização e de possíveis barreiras sanitárias que venham a ser instaladas nas entradas da cidade, para conter o crescente números de casos.
As ações desenvolvidas em Itapemirim para conter a pandemia da Covid-19 são desenvolvidas de acordo com o número de casos e o risco de contágio. Atualmente, o município está classificado como “Risco Moderado” para contágio, o que permite flexibilizar a abertura do comércio, mas sem descuidar da grave situação. “Entendemos que nossos comerciantes precisam trabalhar para garantir o sustento da família, mas para que isso possa continuar acontecendo, precisamos que todos cumpram com as medidas de prevenção ao contágio para que a pandemia não avance em nosso município”, ratifica a presidente do SCO de Itapemirim, Luciana Peçanha.
Compartilhe nas redes sociais
Fonte: Espírito Santo Notícias