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Instituto Unibanco debate a coleta de dados escolares para fundamentar políticas públicas no pós-pandemia

Na última quarta-feira, 30 de setembro, Mirela de Carvalho, gerente de gestão do conhecimento do Instituto Unibanco, participou da mesa Algumas certezas na era da incerteza: o papel das evidências na tomada de decisões, durante evento online Educação 360, promovido pelos jornais O Globo e Extra. A mesa teve como proposta discutir a diversidade e a riqueza de dados que estão sendo pesquisados e coletados para fundamentar procedimentos e políticas públicas no pós-pandemia.

Também participaram do debate Patrícia Guedes, gerente de Pesquisa & Desenvolvimento do Itaú Social, Lúcia Dellagnelo, presidente do Centro de Inovação para Educação Brasileira (CIEB), Rosalina Soares, assessora de pesquisa e avaliação da Fundação Roberto Marinho, Mônica Pinto, gerente de Desenvolvimento Institucional também da Fundação Roberto Marinho e Marcus Barão, vice-presidente do Conselho Nacional de Juventude.

Mirela discorreu sobre as evidências dos registros administrativos nas redes de ensino para agilizar a tomada de decisão dos gestores. Para ela, o ensino remoto veio para ficar e embora isso não fosse tão evidente em março, quando a pandemia começou, o momento atual tem sido de planejamento e reflexão para reinventar os processos de monitoramento e avaliação da aprendizagem dos estudantes.

“A coleta de dados não poderá ser, diante da diversidade de atendimento remoto, uma cópia do que era antes. Por exemplo, registrar no sistema o que antes se fazia no papel. As redes estão preocupadas com a sobrecarga e burocracias e necessitam de soluções digitais com coleta de dados de forma autônoma e automática. Precisamos pensar como a gente avança em termos de qualidade, garantia de acesso e coleta de dados mais automática, sem necessidade total de preenchimento manual e de acúmulo de atividades aos educadores”, explicou.

A especialista também comentou sobre os avanços distintos entre redes de ensino quanto à coleta de informações, pois há escolas que realizam o monitoramento da rotina escolar e participação dos estudantes. Mas nem todas são assim. Ao finalizar, Mirela deixou como mensagem e provocação aos ouvintes a importância do investimento financeiro para fomentar estratégias que acompanhem a interação entre estudante e escola: “Temos que ter essas informações registradas para não deixar ninguém para trás e manter a qualidade do ensino”.

Sobre o Instituto Unibanco
O Instituto Unibanco é uma instituição sem fins lucrativos que atua pela melhoria da qualidade da educação pública no Ensino Médio, por meio da gestão. Seu objetivo é contribuir para a permanência dos estudantes na escola, a melhoria da aprendizagem e a redução das desigualdades educacionais. Sua atuação é baseada em evidências valorizando a diversidade e acelerando transformações por meio da gestão. Fundado em 1982, integra o grupo de instituições responsáveis pelo investimento social privado do grupo Itaú-Unibanco. www.institutounibanco.org.br.

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