22.4 C
Marataizes
sexta-feira, novembro 22, 2024
22.4 C
Marataizes
sexta-feira, 22 novembro 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
Calmante NaturalCriançasCriança com Dor de Cabeça? Veja como tratar!

Criança com Dor de Cabeça? Veja como tratar!

Se existe uma criança com dor de cabeça, o responsável por ela também vai ter. Afinal de contas, o cuidado com nossos pequenos é o mais essencial.

Apesar de ser um problema comum, devemos nos atentar a certos sinais.

Portanto, por mais que esse seja um sintoma comum, é necessário descobrir logo qual o motivo desse incômodo. São inúmeras causas possíveis e o diagnóstico do pediatra tem que ser realizado depois de analisar alguns contextos.

Você precisa prestar atenção na alimentação da criança, no sono, entre outras situações que o pequeno possa apresentar. Portanto, sempre que lidar com uma criança com dor de cabeça, se atente ao comportamento dela.

Isso é necessário para que você consiga relatar os sinais corretamente ao pediatra. Dessa forma, você consegue ter melhor noção da intensidade das dores de cabeça do pequeno. Além disso, para você saber o quão intenso é a da dor de cabeça da criança, tente observar se essa dor resulta em alguma mudança na rotina.

Um bebê e uma criança menor ainda não conseguem falar se a dar está fraca ou forte. Sendo assim, o essencial é que você note se eles ficam sem brincar quando falam da dor. Caso elas parem, procure um pediatra.

Algumas crianças percebem que, quando dizem que estão se sentindo ruim, conseguem carinho dos responsáveis. Logo depois de receber a atenção, já voltam a brincar. Nesse caso, suprir essa necessidade da criança já resolve.

Como identificar o motivo da criança com dor de cabeça

 

Depois de descobrir o que causa o incômodo, fica mais fácil de tratar. Porém precisa se preocupar: Existem remédios que aliviam a dor de imediato.

Em casos que o incômodo for o peso ou aperto na cabeça, que duram de 30 minutos até 72 horas contínuas, com uma frequência mensal e intensidade fraca ou moderada, o indicado é apenas o tratamento da crise.

Usar analgésicos, como um dipirona ou um paracetamol, pode ser a solução, desde que seja em uma frequência moderada. Porém, não cabe ao responsável escolher o medicamento. Pergunte a um especialista qual o mais indicado.

Agora, veja quais são os motivos mais presentes para analisar em uma criança com dor de cabeça. Essa lista relaciona as ocasiões onde a dor é algo isolado.

Caso essa dor vier acompanhada de uma febre, por exemplo, pode ser sintoma de uma infecção, como a amigdalite, por exemplo –  já que o aumento da temperatura do corpo causa dilatação dos vasos sanguíneos e causa dor.

Pular as refeições

Caso a criança fique sem comer por grandes intervalos, isso faz com o nível de açúcar no açúcar diminua. Como nosso cérebro necessita do oxigênio da glicose para render, isso vai alterar o metabolismo e aí surge a dor de cabeça. Nessa ocasião, basta que a criança coma de forma correta.

A criança precisa ter uma rotina a seguir. É necessário consumir pequenas porções de alimentos saudáveis a cada 3 horas. Essa é a principal maneira de prevenir a dor.

Pouco sono causa dor de cabeça

É necessária que a criança possua rotina para repouso. Caso ele não durma direito, uma fadiga cerebral pode causar dores de cabeça.

Uma solução simples é: defina um horário para cada coisa. O horário para ir dormir e para acordar precisa ser respeitado.

Problemas na visão

No final do dia, logo quando a criança volta do colégio, ela reclama de dores na cabeça? Ela pode estar tendo dificuldade de enxergar, mesmo sem saber disso.

Os músculos que movem os olhos se encontram no osso de nossa cabeça, e caso eles sejam muito usados, podem render o desconforto. É necessário ir ao oftalmologista para saber se a criança precisa utilizar óculos.

Ranger os dentes pode ser a causa

Problemas na hora de articular a mandíbula podem deixar a criança com dor de cabeça. No geral, é um tipo de incômodo que aparece na parte da manhã, já que ela contraiu essa região enquanto dormia.

O médico deve investigar se tem alguma disfunção na hora que a criança vai fechar a boca. Porém, existe outro motivo que causa isso: tensão.

Um conselho para saber se essa é a situação da criança é reparar se ela sente incômodo na hora de pentear os cabelos. Isso porque a tensão e a ansiedade vão se manifestar pela aflição causa na região do couro cabeludo.

Nessas duas ocasiões, quem deve recomendar o tratamento é o dentista. A utilização de uma placa que evite com que os dentes se choquem é o tratamento mais comum.

Dor de cabeça causada pelo calor

Nos dias mais quentes ou com muitos exercícios físicos, também é normal que as crianças se queixem de dores de cabeça. Portanto, graças ao calor, os vasos sanguíneos acabam se dilatando dilatam.

Ainda mais, a contração dos músculos na região do cervical e o cansaço podem ser as causas dessa dor. Faça com que a criança faça um repouso e beba água.

Criança com dor de cabeça por causa de tensão

Depois de fazer uma análise das condições orgânicas, o médico deve avaliar a parte emocional da criança. Caso ela tenha se exposto a uma situação estressante, a contratura dos músculos acaba trazendo as dores na cabeça.

Nesse caso, tratar com um psicólogo é a principal maneira para resolver esse problema.

Em casos de enxaqueca

Se a criança com dor cabeça apresentar crises frequentes, se atente a outros sinais. Caso a dor apareça em mais de uma parte da cabeça, com muita intensidade, e se ela vem acompanhada de vômito e enjoo.

A enxaqueca também se manifesta pelo incômodo com a luz, desconforto com sons altos ou graças a alterações visuais.

No geral, ela costuma latejar  e piorar por causa de esforço físico. É bom saber também que o histórico da família revela muito sobre essa condição, já que isso pode ser determinado, graças a fatores genéticos.

Algumas pesquisas apontam que cerca de 8% das crianças com dor de cabeça dos 5 aos 12 anos são por causa de enxaqueca.

O mais recomendado é levar a criança a um neurologista. Infelizmente, não existe um exame certo para apontar a doença, porém a observação desses sinais acima é o necessário para descobrir se a criança com dor de cabeça sofre desse problema.

Para uma prevenção das crises, um especialista vai analisar se existem fatores que despertam esse incômodo.

Comidas que possuam tiramina ou conservantes, como a salsicha, o queijo e o iogurte, podem se apresentar como vilões. Durante essas crises, os remédios mais indicados são o paracetamol e o ibuprofeno.

Porém, existem também outros medicamentos eficazes para prevenir essa dor. Como um tratamento alternativo, bote a criança em um local com silêncio, bem ventilado e escuro. Dessa maneira o incômodo pode diminuir.

Nunca deixe de tratar os problemas – uma criança que sofre com enxaqueca, sem ser tratada, pode vir a faltar mais no colégio e isso pior o seu desempenho.

Agora que você já aprendeu como tratar uma criança com dor de cabeça, compartilhe com um amigo. Quanto mais gente souber, melhor!

Confira Também