A Secretaria da Saúde (Sesa) elaborou uma agenda de organização e reposicionamento da Atenção Primária à Saúde (APS) durante o enfrentamento do coronavírus. As medidas contemplam também ações para após a pandemia, com o retorno das atividades que tenham sido suspensas, e para o fortalecimento das atividades já realizadas.
Segundo a Sesa, o material já está disponível para os 78 municípios e aborda diferentes aspectos da atenção primária. “Propomos pensar estratégias para um reposicionamento da APS no enfrentamento à pandemia, de maneira que se consiga melhorar o diagnóstico, o isolamento, a notificação e a informação de alta desses pacientes, e para aqueles com complicações que tenham o diagnóstico prévio e monitoramento adequado”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes.
O documento, de mais de 200 páginas, é um “checklist” que orienta as equipes de profissionais da APS em ações e diretrizes para fortalecer a prevenção de doenças.
A chefe de Núcleo Especial de Atenção Primária da Sesa, Tânia Mara Ribeiro dos Santos, informou que o documento já foi distribuído aos municípios e os retornos recebidos sobre a iniciativa são muito positivos. “São ações para processos de trabalho para garantir a segurança no atendimento, tanto para profissionais quanto para usuários. Um exemplo é atendimento a doentes crônicos, serviço que não pode parar mesmo neste momento de enfrentamento de uma pandemia”.
Cartilhas
A agenda conta, ainda, com duas cartilhas que podem ser utilizadas pelos municípios. Uma trata sobre qualidade de vida, com dicas sobre prevenção a doenças mentais que possam ocorrer neste momento de isolamento social, com exercícios simples que o cidadão pode praticar em casa. Outra cartilha apresenta exercícios respiratórios importantes que podem ser praticados por quem já teve a covid-19, tudo indicado por fisioterapeutas.
Fonte: Folha Vitória