Com a obrigatoriedade do uso de máscaras nas ruas, nos estabelecimentos comerciais e nas atividades de rotina em Vitória, é preciso seguir algumas orientações para fabricação e higienização.
Elas podem ser confeccionadas em casa com tecido ou TNT. Os tipos recomendados são:
- cotton (composto de poliéster 55% e algodão 45%)
- tecido de algodão (como camisetas 100% algodão)
- fronhas de tecido antimicrobiano
- tecido de saco de aspirador
Para ser eficiente como uma barreira física, a máscara caseira precisa ter, pelo menos, duas camadas de pano. É importante ressaltar que ela não é filtro contra o coronavírus, mas impede que as gotículas de saliva que transportam o vírus se propaguem na fala ou respiração e contaminem outras pessoas.
Lembrando que as máscaras devem ser usadas sempre quando qualquer pessoa sair de casa.
Higienização
As máscaras precisam ser lavadas logo após o uso. A indicação do Ministério da Saúde é que se deixe de molho o item em uma solução de um litro de água e duas colheres de sopa de água sanitária, por 30 minutos.
Após esse período de espera, pode-se lavar normalmente com água e sabão. Caso não seja possível a lavagem logo após o uso, guarde a máscara em uma sacola plástica até que seja possível lavá-la.
Confecção
As máscaras podem ser confeccionadas em casa, com uso de agulha e linha ou até mesmo sem. Seguem abaixo tutoriais simples de como fazer a sua.
Fonte: hojees.com.br/coronavirus-dicas-para-confeccionar-e-higienizar-mascaras-caseiras-2