As obras do Centro de Especialidades Médicas de Itaipava está em fase final de acabamento, faltando apenas a parte da Secretaria de Obras, que é o calçamento e o paisagismo do entorno, o que deve ser realizado dentro dos próximos meses. O prédio funcionará com 10 consultórios médicos, com equipamentos e instalações modernas, sala de espera com 44 lugares, cinco consultórios com instalações sanitárias, além de recepção, vestuários masculinos e femininos, sala de reunião, copa, 3 salas de DML, sala de arquivo, sala de espera, sala de administração, estacionamento e salas para diversas utilidades. O acesso ao segundo pavimento se dará por meio de escada e plataforma elevatória, garantindo a acessibilidade ao segundo pavimento às pessoas com mobilidade reduzidas.
Segundo o Prefeito de Itapemirim, Thiago Peçanha Lopes, o objetivo da administração é prestar serviços de saúde com mais qualidade à população, garantindo aos moradores de todo Distrito e demais comunidades, um atendimento preciso e instantâneo. O Centro de Especialidades Municipal foi construído na Avenida Itapemirim, em Itaipava, próximo ao Camping Itaipava, lugar de fácil localização pelos usuários que desfrutarão deste grande empreendimento.
“Eu sou médico, e idealizei este lindo projeto para humanizar o tratamento e melhorar a qualidade de vida dos nossos pacientes, em especial àqueles que vão buscar atendimento fora do município. Nosso compromisso é cuidar da Saúde e dar uma melhor qualidade de vida aos nossos munícipes. O Centro de Especialidades, sem dúvidas, será um ganho para toda a sociedade, onde vamos aperfeiçoar a qualidade do atendimento aos cidadãos, facilitando o acesso à saúde e reduzir a espera por consultas especializadas”, comenta o prefeito.
O Centro de Especialidades Médicas foi construído com recursos próprios do município, e vai contribuir muito para melhorar o serviço de Saúde prestado à população, além de dar mais conforto aos pacientes, evitando que façam viagens cansativas, demoradas e que muitas vezes comprometem ainda mais a saúde do usuário, visto que muitas pessoas não vão precisar se deslocar à Cachoeiro, Vitória, Vila Velha, ou outras localidades para realizarem determinadas consultas e procedimentos.
A Secretária de Saúde de Itapemirim, Zélia Costa, informa que o Centro de Especialidades foi projetado em dois pavimentos, respeitando os novos conceitos de sustentabilidade, como captação e armazenamento de água, espaço com entrada de ar e luz solar, assim como três jardins para dar mais conforto aos usuários. O espaço contará com profissionais altamente capacitados e vai ofertar mensalmente mais de 500 atendimentos em 12 especialidades, sendo elas: Dermatologista, Urologista, Cardiologista, Psiquiatra, Endocrinologista, Neurologista, Gastroenterologista, Ortopedista, Nutricionista, Psicólogo, Ginecologista e Otorrinolaringologista. “As contratações dos profissionais passaram por rigorosos critérios de seleção, para que estes realmente tenham o perfil de trabalhadores comprometimentos com a arte de cuidar”, comenta Zélia.