24.8 C
Marataizes
domingo, dezembro 15, 2024
24.8 C
Marataizes
domingo, 15 dezembro 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
CidadesItapemirimCerco Eletrônico com câmeras em pontos estratégicos reforçam segurança em Itapemirim

Cerco Eletrônico com câmeras em pontos estratégicos reforçam segurança em Itapemirim

Cerco Eletrônico com câmeras em pontos estratégicos reforçam segurança em Itapemirim
Cerco Eletrônico com câmeras em pontos estratégicos reforçam segurança em Itapemirim

O município de Itapemirim, por meio da Secretaria de Defesa Social instalou um novo sistema de câmeras de videomonitoramento em pontos estratégicos para reforçar a segurança na cidade. O Cerco Eletrônico, como está sendo chamado, é um dos sistema de segurança mais inovador do país e estará interligado ao sistema semelhante do município vizinho Marataízes. Estes, estarão integrados com as forças policiais civil e militar e federal.

O novo sistema de Cerco Eletrônico tem várias utilidades, este possui câmeras que estão interligadas a uma central que fotografa as placas de todos os carros que transitam pela cidade e verifica as condições de cada veículo. Quem for vítima de roubo também pode fazer o registro da placa e características do veículo. A Guarda Municipal é acionada e o carro interceptado, assim que o automóvel for localizado e recuperado, o proprietário é acionado e o carro devolvido.

Segundo o Secretário Municipal de Defesa Social de Itapemirim, Lázaro Contreiro Azevedo, o município contava com 73 câmeras, sendo que agora foram instaladas mais 40 câmeras para o Cerco Eletrônico. Ele afirma que as novas câmeras foram instaladas em pontos estratégicos, que foram definidos depois de estudos executados por um órgão especializado em segurança pública urbana.

“Ao todo a cidade conta com 113 câmeras de segurança, que funcionam 24 horas. As câmeras de videomonitoramento ajudam entre outras coisas a controlar o fluxo de pessoas que aumenta consideravelmente durante o período de verão. Com essa nova tecnologias conseguimos detectar as placas dos veículos que trafegam pela nossa cidade, essas são armazenadas em um banco de dados que mostrará onde aquele automóvel passou, em qual horário ele passou, qual velocidade, além do sentido que o veículo estava indo”, comenta Lázaro.

A Guarda Civil Municipal de Itapemirim informa que o equipamento não é punitivo e não haverá nenhum tipo de registro de infração contra os automóveis. Trata-se de um sistema de monitoramento que proporciona maior segurança aos moradores e turistas, porque detecta veículos proveniente de ilícitos e que podem ter em seu interior bandidos que costumam agir na cidade. O sistema possui inteligência artificial e faz a leitura das placas dos veículos que passam pelo local, se for flagrada alguma placa que esteja no banco de dados registrada por furto ou roubo, um alerta é enviada à central de monitoramento de Itapemirim, que conta com uma equipe altamente capacitada para atuar na operação destes modernos equipamento de segurança pública.

Fonte: itapemirim.es.gov.br

 

Confira Também