23.4 C
Marataizes
segunda-feira, dezembro 23, 2024
23.4 C
Marataizes
segunda-feira, 23 dezembro 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasGeralMULHERES SÃO HOMENAGEADAS EM EVENTO PROGRESSISTA

MULHERES SÃO HOMENAGEADAS EM EVENTO PROGRESSISTA

Uma noite dedicada às mulheres que desejam construir uma nova história. Assim foi o encontro que acontece na última sexta(6) em Cachoeiro de Itapemirim.
Mulheres de diversos segmentos debateram a consciência política e o empoderamento, tão atuais nós dias de hoje mas na prática um longo caminho a ser vencido. Foram convidadas as advogadas Erica Neves e Caroline Bonacossa, a escrivã de polícia Núbia Bazeth, a defensora pública Maria Isa Fernandes e a mestra em cognição e linguagem Silvia Carla além de diversas lideranças capixabas. A presidente do Partido Progressista em Cachoeiro, a médica Dra Sueli Alves de Lima avaliou o encontro como “Uma grande oportunidade de reunir mulheres inteligentes e assuntos tão atuais para uma mudança em nossa sociedade” avaliou.

DISPARIDADE DE GÊNERO
Preconceitos de várias formas ainda persistem em torno da mulher independente e que assume posições estratégicas na vida pública ou privada. Dados da BBC Brasil em 2019, mostram que o índice atual de paridade de gênero cresceu mais do que a média mundial, segundo o Fórum Econômico Mundial, e está em cerca de 0,8 (em que zero significa desigualdade total e 1 significa paridade entre homens e mulheres).
Mesmo assim, a igualdade só seria alcançada na região em 74 anos, mantendo este ritmo de avanços. E dentro de muitos países, a diferença entre os sexos diminui a passos muito lentos.

MULHER NA POLÍTICA
As mulheres representam 52% do eleitorado brasileiro, mas quando se acompanha a presença nos cargos de poder, os números são bem inferiores. Desde 2009, a Lei Eleitoral obriga os partidos a destinar 30% das candidaturas para cada gênero, a fim de estimular candidaturas femininas. A cota já existia na legislação anterior, mas era apenas uma reserva, de acordo com dados do Huff Post Brasil em 2019.
A coordenadora do Partido Progressista Mulher e presidente da sigla em Cachoeiro de Itapemirim, a advogada Fayda Belo foi a anfitriã do evento que teve ainda a participação especial de grandes debatedoras que atualizaram os convidados sobre os mais diversos assuntos ligados a mulher contemporânea. “Foi uma noite maravilhosa, muito rica e de grandes debates realizados. Lugar de mulher é na política sim” destacou Fayda Belo.
A trilha sonora ao vivo foi presenteada por Paula Fernandes. Houve também uma intervenção artística de Amanda Malta. O vice presidente do PP no Espírito Santo Marcos Delmaestro abriu o evento falando da importância da mulher no cenário atual do mundo: “A mulher tem um papel fundamental na construção de uma nova realidade social e política no Brasil. Ela pode escolher onde quer atuar. Como ferramenta de transformação social nosso dever é acabar com os muros que separam homens e mulheres. Temos a Fayda Belo como exemplo de liderança e grandes mulheres progressistas alinhadas com um projeto grandioso para o Espírito Santo” destacou o vice presidente.
Para o deputado federal Evair de Melo elogiou a promoção:“O evento vai colaborar para aumentar o empoderamento feminino, estão de parabéns pelo evento” destacou o parlamentar.


Também prestigiaram o encontro Jornalistas cachoeirenses, a advogada e vereadora Renata Fiório e os vereadores Progressistas Antonio Geraldo e Wallace Marvila.

Essa é uma mensagem da Assessoria Fayda Belo/Partido Progressista

Confira Também