O Deputado Estadual Dary Pagung (PSB) apresentou emenda ao Orçamento do Governo do Estado solicitando a compra de mudas de oliveiras para a doação aos produtores capixabas.
O aumento do plantio desta cultura é um dos principais focos da Frente Parlamentar em Defesa e Apoio à Diversificação Agrícola, Agricultura Familiar e Orgânica da Assembleia Legislativa, presidida pelo parlamentar. O valor total da emenda é de R$ 100 mil.
Atualmente o Espírito Santo possui apenas 186,5 hectares destinados ao cultivo de oliveiras. Mas ao todo, existem 150 mil hectares aptos para a olivicultura, distribuídos em 25 municípios da região Serrana e do Caparaó. Para o plantio, a localidade deve estar na faixa de altitude entre 900 e 1.300 metros, com temperaturas médias abaixo de 10° C.
Segundo Pagung, oportunizar aos produtores o acesso às mudas se configura em um primeiro e importante passo para alcançar uma das metas da Frente Parlamentar. “Nosso objetivo é produzir o nosso azeite capixaba. Já temos terreno e recursos garantidos para a construção de uma agroindústria de beneficiamento de azeitona, para o escoamento da produção. Isso é bom para o produtor e para a nossa economia”, afirma.
No início de dezembro, a Frente Parlamentar da Diversificação promoverá a 2ª reunião itinerante, no município de Marechal Floriano. “Já estivemos em Iúna, onde conseguimos uma boa participação de autoridades e população em geral. Nossa economia não pode ficar refém de uma só cultura e a diversificação é o melhor caminho para garantir mais estabilidade de renda para pequenos e médios agricultores”, disse o deputado.
O encontro acontecerá no dia 04 de dezembro, às 18h, no Centro de Agronegócios em Santa Maria de Marechal.