A Polícia Federal foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para fazer uma perícia nos celulares apreendidos com os manifestantes que foram presos pelos atos de 8 de janeiro.
Desta forma, a PF poderá extrair e analisar todos os dados dos aparelhos, como áudios, textos, conversas, vídeos e fotos. Até mesmo os dados salvos na nuvem poderão ser acessados.
De acordo com Moraes, o objetivo é encontrar quem estimulou e fomentou os ataques às sedes dos Três Poderes. O ministro diz também que a ação vai evitar o desaparecimento de provas.
– Os requisitos se mostram plenamente atendidos, pois os elementos de prova colhidos até o momento revelam fortes indícios de prática de delitos por pessoas presas em flagrante nos atos, sendo indispensável a obtenção dos dados telemáticos para a completa elucidação dos fatos, sobretudo para evitar o desaparecimento de provas e possibilitar a continuidade da investigação em curso – diz trecho da decisão assinada nesta segunda-feira (15).
Alexandre de Moraes autorizou a investigação para encontrar quem fomentou os atos de vandalismo
A PF trabalhou em conjunto com o MPRO Foto: Divulgação
8 de janeiro: PF fará perícia nos celulares dos presos
Confira o conteúdo completo em Pleno News. Todos os Direitos Reservados.