24.4 C
Marataizes
domingo, maio 25, 2025
domingo 25 de maio de 2025
Slideshow de ImagensSlideshow de Imagens
spot_img
domingo 25 de maio de 2025
NotíciasGoverno ES33 anos da Reserva Biológica Duas Bocas, no Espírito Santo, sob gestão...

33 anos da Reserva Biológica Duas Bocas, no Espírito Santo, sob gestão do governo.







Reserva Biológica Duas Bocas completa 33 anos

Reserva Biológica Duas Bocas completa 33 anos protegendo a Mata Atlântica

Em meio à Grande Vitória, existe um paraíso que protege um importante fragmento florestal de vegetação primária de Mata Atlântica. É a Reserva Biológica (Rebio) Duas Bocas, localizada nos municípios de Cariacica, Viana e Santa Leopoldina, uma unidade de conservação com 3 mil hectares repletos de flora e fauna ricas e diversificadas, que completa 33 anos nesta quarta-feira (03).

Uma história de preservação

A Unidade de Conservação (UC) foi criada como Reserva Florestal em 1965, mas apenas em 1991 virou de fato uma Reserva Biológica. A Unidade de Conservação está sob a gestão do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e tem uma das categorias mais restritivas às atividades humanas.

Pesquisa e preservação

Por isso, a Rebio não é aberta ao público. O acesso é restrito para fins científicos e educativos. As principais atividades são recepção de escolas, pesquisas científicas e fiscalização. A área é tão preservada que, recentemente, foi descoberta no local uma árvore rara e ameaçada de extinção, a Guapeba (Chrysophyllum imperiale), também conhecida como fruta-do-Imperador ou árvore-imperial.

Esse foi o primeiro registro da árvore no Espírito Santo. Atualmente, existem menos de 50 indivíduos adultos encontrados na natureza, nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A Rebio é ainda refúgio de muitos pássaros que encantam durante eventos de observação de aves realizados no local.

Um ecossistema diversificado

Na Unidade de Conservação também está localizada a represa de Duas Bocas, inaugurada pelo então presidente da República, Getúlio Vargas, e abastecida pelos rios Sertão Velho, Pau Amarelo, Panelas e Naia-Assú, sendo que a desembocadura destes dois últimos originou o nome da Unidade de Conservação. A Rebio também faz parte do Corredor Ecológico Duas Bocas – Mestre Álvaro.

Informação à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES






Fonte: Governo ES

Confira Também